21/09/18 | 2:51 PM
Ação de plantio em área verde marca o Dia da Árvore em Manaus

O Dia Nacional da Árvore foi comemorado pela Prefeitura de Manaus, na manhã desta sexta-feira, 21/9, com o plantio de 300 mudas de espécies frutíferas e florestais na área verde no Conjunto Águas Claras, na zona Norte. O espaço protegido estava degradado e vulnerável à ação de invasores. A ação atendeu a uma reivindicação dos moradores do conjunto, que participaram da atividade, junto com os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Com esse plantio, sobe para 27.905 o número de novas árvores plantadas em toda a cidade, desde a implantação do Projeto Arboriza Manaus, em 2016, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Manaus em favor da arborização urbana. “Chegamos a mais de 27 mil árvores plantadas, demos um salto muito grande e hoje estamos num estágio totalmente diferente em relação ao índice de arborização medido pelo IBGE, já a partir do próximo Censo em 2020”, comemorou o secretário Antonio Nelson, que fez o plantio de uma muda de munguba junto com as crianças do conjunto.

Além do plantio de árvores, o secretário Antonio Nelson ressaltou o trabalho de paisagismo que vem sendo implantado e já soma 41 mil mudas ornamentais utilizadas em canteiros centrais, praças e rotatórias com jardins, de janeiro até agora com o Projeto Ornamenta Manaus. “Batemos metas ousadas, plantamos árvores que vão emplacar e trazer sombra e conforto térmico para a cidade. Agora estamos plantando mudas que vão embelezar nossos canteiros centrais e rotatórias, a exemplo da Efigênio Sales, Loris Corodovil, Ponta Negra, entre outras”, afirmou.

A ação no conjunto contou também com a distribuição de mudas aos moradores, dentro do Projeto Pedágio Ambiental, da Semmas. Em comemoração à Semana da Árvore, o projeto contou com três dias de edições consecutivas, fazendo a distribuição de 1,8 mil mudas frutíferas, ornamentais e medicinais em diferentes pontos da cidade. Paralelamente, a Divisão de Educação Ambiental da Semmas realizou o trabalho de sensibilização no combate às queimadas, distribuindo material informativo sobre a campanha.

A moradora Raimunda Farias falou em nome do conjunto. “Nossa área verde estava sendo utilizada apenas para o descarte de lixo e, vendo o trabalho que a Prefeitura vem realizando na cidade, entramos em contato com a Semmas e solicitamos uma intervenção. Precisamos de sombra e o primeiro passo é o plantio de mudas. Essa ação só somou em beneficio ao meio ambiente e às futuras gerações”, afirmou Raimunda. A área verde tem no total 3.150 metros quadrados.

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmnVLecE