09/08/18 | 10:24 AM
Ação educativa da campanha de combate às queimadas vai para a Zona Leste

A Prefeitura de Manaus realiza nesta quinta-feira, 9/08, mais uma ação educativa da campanha de combate às queimadas 2018, indo desta vez para a Zona Leste, uma das áreas mais populosas de Manaus e onde estão situados altos índices de denúncias de focos de queimadas. O trabalho se concentrará a partir das 9h, na área da Bola do Produtor, com os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) fazendo a entrega de material informativo e mudas de espécies frutíferas e ornamentais, partindo, em seguida, para a Feira do Produtor. A finalidade da ação é sensibilizar a população sobre o hábito freqüente da queima de resíduos nos quintais, principalmente no final da tarde, que causam transtornos sobretudo a crianças e idosos.

Esta será a segunda ação educativa desde a Campanha de Combate às Queimadas deste ano, foi lançada no último dia 28 de julho, com a realização de uma corrida e caminhada ecológica simbólica, no Parque Municipal do Mindu. “Esperamos poder divulgar a um número cada vez maior de pessoas a mensagem sobre os malefícios à saúde e ao meio ambiente que as queimadas causam, daí a necessidade de estarmos em contato com as pessoas nas comunidades”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior. Ele lembra que o trabalho de sensibilização faz parte da rotina da secretaria, por meio de palestras, oficinas e exposições realizadas em parceria com outros órgãos municipais.

No último dia 29/07, os técnicos da Divisão de Educação Ambiental da Semmas realizaram a  primeira ação educativa da campanha. “Foi um sensibilização tanto para pedestres quanto motoristas que passavam pela Estrada do Puraquequara, no Km1, zona rural de Manaus”, explica o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araujo. Segundo ele, a ação foi integrada com vários parceiros visando a melhoria da qualidade de vida nas regiões afetadas pela fumaça, junto com outros órgãos municipais, a exemplo do Manaustrans, e o grupo voluntário Sementes da Natureza.

Um dos objetivos das ações educativas é promover um chamado à população para que ajude a campanha não só denunciando mas também evitando queimar resíduos como sofás, colchões e folhas nos quintais. “Existe o serviço de coleta de resíduos e não há necessidade de provocar queimas principalmente no período da seca, quando a fumaça causa danos à saúde sobretudo de crianças, idosos e pessoas asmáticas”, informou Araújo. A próxima ação será na Zona Oeste, no bairro da Compensa, no dia 21/08.