17/01/19 | 11:06 AM
Após revitalização completa, rua Cecília Meireles é entregue à população

A rua Cecília Meireles, que interliga os bairros Ponta Negra e Tarumã, na zona Oeste, foi entregue à população completamente revitalizada nesta quarta-feira, 16/1. A via recebeu a implantação da ponte batizada com o nome do empreendedor amazonense ‘Elton Pio de Souza’, além de serviços de infraestrutura, paisagismo e iluminação a LED.

A entrega foi feita pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e de familiares do homenageado. Na oportunidade, a Prefeitura de Manaus também comemorou a marca atingida pelo projeto “Ornamenta Manaus” de mais de 60 mil mudas de espécies ornamentais plantadas em canteiros com jardins em 2018.

“Temos a revitalização completa com recapeamento, meio-fio, calçada, sarjeta, drenagem, paisagismo e uma ponte que substitui um gabião, que estava caindo aos pedaços. Essa nova ponte vai durar mais 60, 70 anos e foi feita para aguentar o trânsito pesado. Mas o bonito da ponte não é o que a gente vê, é o que está embaixo para dar sustentação a uma obra de infraestrutura que vai mudando a cara da cidade”, ressaltou o prefeito. “Essa é uma via importante que liga a Ponta Negra ao Tarumã, dando saídas opcionais aos motoristas, é uma obra de mobilidade urbana. Além de tudo, a ponte recebe o nome de um dos grandes amigos que fiz na vida, uma figura de extrema bondade e decência por quem eu tinha muito amor”, completou.

A mãe e os irmãos do empreendedor amazonense Elton Pio de Souza estavam presentes para a homenagem, na qual se emocionaram e agradeceram a lembrança. “Queremos agradecer a Deus e ao prefeito Arthur Neto pelo reconhecimento ao nosso irmão, pois são 17 anos de saudades, mas tudo o que está acontecendo aqui é mais do que merecido. Nós, irmãos, e nossa mãe, agradecemos de verdade, pois tem tudo a ver com o Elton, que era um amante da natureza”, contou emocionada Maria Cláudia Pio de Souza, irmã do homenageado.

Sobre o homenageado

Elton Pio de Souza era formado em Administração e foi, durante anos, diretor da Fábrica Santa Cláudia, empresa especializada no ramo de bebidas. Trabalhou no poder público, nas esferas estadual e municipal, sendo, neste último, braço direito de Arthur Virgílio Neto, em seu primeiro mandato como prefeito, em 1989. O mais velho entre sete irmãos, Elton faleceu em 2002, deixando grandes admiradores.

Infraestrutura

Em substituição à estrutura antiga, a nova ponte na Cecília Meireles foi instalada para a contenção e vazão das águas do igarapé que passava sob o local. Para garantir a durabilidade e resistência, a estrutura possui 12 metros de comprimento, 5,5 metros de largura e mais de 20 centímetros de concreto de espessura. No leito do igarapé, também foi implantado um novo rip-rap. Na sequência da obra, foi feita uma nova rede de drenagem com aduelas em concreto de três metros, sustentadas por uma espessa camada de pedra rachão.

Após a conclusão da ponte, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) executou o asfaltamento de aproximadamente dois quilômetros de via. A base asfáltica antiga da pista foi arrancada e trocada por um material mais resistente. Foram 1,9 mil metros de extensão que receberam recapeamento asfáltico, com a completa modernização da estrutura da ponte.

“Era uma área que sofria com as fortes chuvas e que dificultava a passagem dos veículos. Então, por determinação do prefeito Arthur, além da execução da ponte e de toda a parte de concretagem, foram feitos dois quilômetros de recapeamento, além de calçada e meio-fio, liberando para a Semmas entrar com o paisagismo e a Semppe com a iluminação”, explicou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar.

Paisagismo

Após as obras de infraestrutura, a rua Cecília Meireles foi arborizada e ganhou jardins. Com o projeto paisagístico, o local passou a contar com 19 canteiros de jardins retangulares, sendo um de 65 metros quadrados e os demais de 7,5 metros quadrados, dispostos entre mudas de ipês (plantadas com mais de 1,80m de altura) e alternando com as cores roxa, amarela, bege e lilás. Foram plantados também dois mil metros quadrados de grama, que se estende até a margem do Igarapé do Gigante, que corta a via.

O passeio público da rua Cecília Meireles, na Ponta Negra, que recebeu 4.850 mudas ornamentais e 27 mudas arbóreas da espécie ipê amarelo, é parte da marca de 61.230 mudas de espécies ornamentais plantadas em mais de 50 locais públicos da cidade, dentro do projeto Ornamenta Manaus, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). São canteiros centrais, passeios públicos, alças de retorno, trechos de confluência, triângulos, rotatórias e praças, que passaram a receber jardins coloridos e integrados ao verde das mudas de árvores.

Este ano, a meta é plantar 70 mil mudas em novos locais públicos, além da manutenção dos já implantados. O Ornamenta Manaus nasceu de uma proposta da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, que é arquiteta e urbanista, de fazer com que a capital amazonense ganhasse as cores das espécies ornamentais em logradouros públicos, juntamente com a arborização. “Todo esse trabalho torna as vias da cidade mais aprazíveis, tendo o meio ambiente como aliado à melhoria urbana”, declarou.

O secretário da Semmas, Antônio Nelson de Oliveira Júnior, destaca a importância dada pela gestão do prefeito Arthur à presença do paisagismo em todas as obras viárias da cidade e lembrou que, recentemente, outra importante intervenção viária, na Bola do Produtor, na zona Leste, teve o mesmo tratamento especial, com o plantio de dez mil mudas ornamentais e mais cem árvores da espécie pau-pretinho. “É um trabalho que vem sendo feito em toda a cidade e que mudar definitivamente a paisagem naquela área, proporcionado sombra e conforto térmico para quem frequenta o local”, avaliou.

Além da beleza cênica, o paisagismo também terá finalidade educativa. Os locais que receberem intervenções de paisagismo, realizadas pela Semmas, passarão a ser identificados com totens que trarão informações sobre a quantidade e as espécies de mudas ornamentais e arbóreas utilizadas nos projetos.

Fotos: Márcio James / Semcom

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmx3wn3n