18/04/17 | 10:44 AM
Arboriza Manaus reduz índice de perda de mudas e intensifica manutenção nos locais de plantio

moldura site118

O Programa Arboriza Manaus, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, conseguiu reduzir o índice de perda de mudas plantadas de 70% para 30%. A redução é resultado do trabalho constante de manutenção (retutoramento e adubação) que vem sendo intensificado neste período chuvoso, o que propicia o crescimento das mudas na fase de adaptação das plantas aos locais onde foram introduzidas. Outro fator que reduz as perdas é o tamanho das mudas plantadas, que varia sempre de 1,50 a 1,80m. Com esta altura, as chances das mudas sobreviverem são maiores já que a planta encontra-se com o sistema radicular melhor desenvolvido.

Com as ações de replantio e de plantios novos até março, subiu para 18.415 o número de mudas de árvores plantadas pelo Arboriza Manaus, desde o ano passado, quando o projeto foi lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. “As mudas que estamos plantando estão maiores e mais resistentes às intempéries e até mesmo a sua presença se torna mais visível e faz com que ela seja menos vandalizada”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior. Segundo ele, as ações de manutenção estão sendo intensificadas em toda a cidade para que o plantio se consolide e Manaus possa ser considerada, a médio e longo prazos, uma das cidades mais arborizadas do Brasil.

Desde a semana passada, já foram feitas ações de limpeza, adubação e retutoramento em diversos corredores viários que receberam arborização, a exemplo das avenidas Coronel Teixeira, Torquato Tapajós, Autaz Mirim, Buritis e Alameda Rio Branco. As próximas ações de manutenção acontecerão nas avenidas Ephigênio Sales e Margarita. Até o final do ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) espera atingir o número de 25 mil mudas plantadas. “Nossa meta é continuar com as ações de plantio em toda a cidade e estimulando a população a nos ajudar nesse projeto”, afirma o secretário Antonio Nelson.

Fotos: Divulgação / Semmas

Disponíveis: https://flic.kr/s/aHskT64E2W