Arborização

 

moldura site39Arborização

O Projeto de Arborização da Prefeitura de Manaus, o Arboriza Manaus, constitui-se numa política municipal de arborização urbana que tem por objetivo dotar o município das condições necessárias para realizar intervenções de plantio de mudas de espécies nativas e exóticas em áreas públicas tais como canteiros centrais, passeios públicos, praças, parques, áreas verdes, entre outros, englobando as seis zonas da cidade, sendo o plantio feito dentro dos padrões estabelecidos pelo Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus.

Fonte de Recurso: Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA)

moldura site40

moldura site41

Descrição 

O Arboriza Manaus tem como meta o plantio anual de 10 mil mudas em pelo menos 60 logradouros públicos da cidade.O trabalho prevê também a ações de manutenção (serviços de irrigação, adubação complementar, replantio, retutoramento e capinação).

moldura site42

Critérios legais observados 

CÓDIGO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE MANAUS – Lei Municipal 605, de 24 de julho de 2001

PLANO DIRETOR DE ARBORIZAÇÃO URBANA DE MANAUS – Link para acesso a cartilha: https://goo.gl/qZ4R75

PLANO DIRETOR URBANO E AMBIENTAL DA CIDADE DE MANAUS

moldura site18

Envolvimento da comunidade

O Arboriza Manaus conta com o envolvimento da comunidade. Para isso, ações de sensibilização desenvolvidas pela Divisão de Educação Ambiental, serão realizadas ao longo de 2017 juntamente com as atividades de plantio na cidade. O programa conta com o apoio dos movimentos sociais de defesa da arborização urbana Eu Que Plantei, Manaus Mais Verde e Quintal do Tapiri.

moldura site38moldura site43

Paisagismo

O Projeto de Paisagismo da Prefeitura de Manaus, o Ornamenta Manaus, constitui-se numa política municipal de paisagismo urbano que tem por objetivo dotar o município das condições necessárias para realizar intervenções de plantio de mudas de espécies ornamentais (nativas e exóticas) em áreas públicas tais como canteiros centrais, rotatórias, passeios públicos, praças e parques, entre outros, englobando as seis zonas da cidade, sendo o plantio feito dentro dos padrões estabelecidos pelo Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus.

 Fonte de Recurso: Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA)

Descrição 

O Projeto Ornamenta Manaus tem como finalidade imprimir uma nova fisionomia à paisagem urbana, investindo no paisagismo com a implantação de jardins com espécies ornamentais nos canteiros centrais, rotatórias, passeios públicos e praças da cidade. O projeto atuará também na manutenção tanto das mudas de árvores quanto as ornamentais plantadas. Além de coloridas, as espécies ornamentais utilizadas são mais rústicas e adaptadas ao nosso clima. Portanto, mais resistentes.

Critérios legais observados 

CÓDIGO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE MANAUS – Lei Municipal 605, de 24 de julho de 2001

PLANO DIRETOR DE ARBORIZAÇÃO URBANA DE MANAUS – Link de acesso a cartilha:https://goo.gl/qZ4R75

PLANO DIRETOR URBANO E AMBIENTAL DA CIDADE DE MANAUS

Envolvimento da comunidade

O Ornamenta Manaus conta com o envolvimento da comunidade e o apoio dos movimentos sociais de defesa do paisagismo da cidade.

 

Manual das Árvores

Viveiro Municipal

Espaço dedicado à produção de mudas de espécies arbóreas, frutíferas e ornamentais, para serem utilizadas nos programas de arborização urbana da cidade de Manaus.
Situado nas dependências do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), antiga Escola Agrotécnica Federal.
Endereço: Alameda Cosme Ferreira, s/n – Distrito Industrial
Horário de funcionamento: das 8h às 15h30.]

moldura site45