06/10/17 | 11:21 AM
Árvore atropelada é substituída no passeio público da Avenida Djalma Batista

A Prefeitura de Manaus realizou na manhã desta quarta-feira, 03/10, a retirada de uma árvore, da espécie pau-pretinho, com aproximadamente 4 metros de altura, que tombou na noite de ontem no passeio público da Avenida Djalma Batista, no bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul. A árvore, que já estava com a estabilidade comprometida por ter sido atingida por um dos veículos envolvidos numa colisão ocorrida na via, no último dia 25/09, acabou tombando devido à forte ventania registrada na noite da terça-feira, 3/10. Equipes da Divisão de Corte e Poda e do Departamento de Arborização e Paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estiveram no local na tentativa de salvar a árvore, mas não foi possível.

De acordo com parecer dos técnicos, a solução mais adequada foi a retirada da muda e sua substituição. “Em razão da colisão, a muda perdeu uma de suas raízes principais e, em conseqüência, a estabilidade da árvore ficou comprometida. Com a ventania ela não suportou”, explica o diretor de Arborização e Paisagismo em exercício, da Semmas, Deyvson Braga. O pau-pretinho já tinha cerca de 4 metros de altura e copa formada. Uma muda da mesma espécie foi reposta no local. “Mesmo havendo a possibilidade de manter o indivíduo, havia o risco de um novo tombamento, uma vez que a sustentação estaria comprometida”, afirmou.

O diretor explica que, além do risco em virtude da instabilidade, a árvore apresentava desenvolvimento superficial das raízes. Para evitar que o problema se repita, foram tomadas providências como o aprofundamento da cova, para o rompimento da camada de argila compactada e a substituição do solo por terra adubada. A colisão que comprometeu a árvore ocorreu na tarde do dia 25/09, envolvendo dois veículos, no cruzamento da Avenida Djalma com a Rua Pará. Um deles capotou e atingiu na árvore.

O chefe da Divisão de Corte e Poda da Semmas, Wellington Auzier, esclarece que, na oportunidade, a árvore sofreu escarificação da casca e deslocamento de raízes. “Optamos por manter a árvore com o apoio do defensor porque havia chances dela sobreviver. Infelizmente, tivemos essa ocorrência de ventania que atingiu além dela, outras duas árvores situadas em terrenos particulares”, lamentou. Com a última ocorrência, sobe para 11 o número de árvores atropeladas na avenida Djalma Batista nos últimos dois anos.

Fotos: Arlesson Sicsú / Semmas

Disponíveis em: Link encurtado das fotos inseridas pela Semcom o Flickr da Prefeitura de Manaus

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)

3236-6684/98842-1243