12/03/19 | 11:59 AM
Avenida Djalma Batista recebe serviços de arborização e paisagismo

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou ao longo da última semana uma série de serviços voltados à arborização e paisagismo da avenida Djalma Batista, na zona Centro-Sul.

O trabalho contou com a reposição de 25 mudas de ipês, no canteiro central da via, corrigindo falhas causadas por perdas causadas em sua maioria por atropelamento de árvores. Foram realizadas também ações de roçagem, coroamento, poda de condução e retirada de ervas de passarinho das árvores existentes nos passeios públicos e praças ao longo da via, entre as quais as praças Liberdade Seringal Mirim e Domingos Russo, dentro das ações dos programas Arboriza e Ornamenta Manaus, desenvolvidos pela Semmas.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destaca a importância das ações de manutenção nos locais onde já existem plantios consolidados. “O desafio é manter as áreas plantadas e possibilitar que tanto o crescimento das árvores quanto o florescimento das mudas ornamentais, que precisam de uma atenção ainda maior”, afirmou. Ao todo, na Djalma, foram removidos 25 troncos de mudas mortas de ipê e substituídas por novas mudas.

De acordo com o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Deyvson Braga, a atividade demandou três dias. Ele explicou que, além da reposição dos ipês, foi realizada a poda de condução nas mudas nos passeios das laterais da avenida, um procedimento que consiste em podar os ramos laterais e orientar o crescimento das árvores. Também foi feita a manutenção na área em frente à Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Texto: Júlio Pedrosa/Semmas

Fotos: Divulgação/Semmas