18/01/19 | 2:52 PM
Avenida Ephigênio Sales ganha mais jardins nos canteiros

Prefeitura de Manaus está ampliando as intervenções paisagísticas na avenida Ephigênio Sales, com a implantação de novos canteiros com jardins dentro do Projeto Ornamenta Manaus, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Criado no ano passado, a partir de uma proposta da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, o Ornamenta Manaus tem como finalidade promover a introdução de espécies ornamentais para compor o paisagismo com a arborização urbana. A Ephigênio Sales é uma das vias que possuem nove canteiros ajardinados desde o ano passado.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a meta agora é dar continuidade ao trabalho, com novas intervenções.

Deverão ser utilizadas aproximadamente 5 mil mudas de espécies ornamentais variadas. “O objetivo é prosseguir por etapas fazendo o plantio dos canteiros, realizando também relocações de mudas arbóreas antigas e supressão de algumas mudas de espécies ornamentais com pouco apelo paisagístico para compor um novo projeto para a área”, afirmou o secretário Antonio Nelson.

Em alguns trechos da via serão mantidas apenas arborização e grama, num visual mais clean, tendo os jardins como pontos focais. O diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga, explica que esses pontos estarão distribuídos no trecho da via que vai da altura do viaduto Miguel Arraes até a rotatória do Coroado. “Já começamos a fazer a preparação do solo na rotatória em frente ao Clube da Caixa e na segunda-feira, 14/1, demos início ao plantio propriamente dito. Na sequência, trabalharemos os canteiros situados em pontos específicos, criando uma unidade para a via”, explicou o diretor.

O Projeto Ornamenta Manaus atingiu em 2018 a marca de 61.230 mudas de espécies ornamentais plantadas em canteiros com jardins na cidade. A meta do projeto em 2019 é plantar 60 mil mudas em novos logradouros, além da manutenção dos já implantados.

Texto: Divulgação / Semmas

Fotos: Divulgação / Semmas

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmx6D1Vr