11/12/18 | 2:24 PM
Bola do Produtor recebe arborização e paisagismo

O paisagismo é um componente importante do trabalho de requalificação realizado na Bola do Produtor e que será entregue à população nesta segunda-feira, 10/12. No local, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), fez o plantio de 10 mil mudas ornamentais distribuídas nos 12 canteiros existentes na rotatória, além de 120 mudas de árvores, da espécie pau-pretinho, que circundam os passeios públicos do logradouro e proporcionarão, num futuro próximo, sombra e conforto térmico para os caminhantes.

Antes um local árido e sem verde, o projeto da nova rotatória utilizou também mil metros quadrados de grama-amendoin, espécie com flores, além da ararinha, beldroega, onze-horas e peristrofe, todas arbustivas e coloridas. No total, os canteiros somam 2.200 metros quadrados de jardins e árvores. As ações fazem parte dos programas Arboriza e Ornamenta Manaus, desenvolvidos pela Semmas, que somente entre janeiro e novembro de 2018 realizou o plantio de 58.923 mudas ornamentais em praças, canteiros centrais, rotatórias, entre outros logradouros públicos, além de aproximadamente 4 mil árvores.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, explica que os dois projetos surgiram da orientação do prefeito Athur Virgilio Neto e da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, de dotar a cidade de paisagismo, com jardins coloridos. “Estamos fazendo um trabalho que integra as ações de arborização e paisagismo com as obras viárias e de requalificação de logradouros públicos, o que demonstra a preocupação ambiental da gestão do prefeito Arthur Virgilio Neto”, afirmou.