Calendário de Eventos

– Colônia de Férias Circuito verde

(Realizada nos dias 15,16 e 17 de Janeiro)


A I Colônia de Férias Circuito Verde da Semmas foi intensa e gratificante, após três dias de atividades nos parques urbanos geridos pela Semmas. Ao todo, 100 crianças de 4 a 12 anos participaram das atividades lúdicas, educativas e de interação com a natureza no Parque do Mindu, Parque dos Bilhares e Parque Nascentes do Mindu. Os participantes são alunos de três escolas municipais envolvidas com o Programa O Parque Vai à Escola e filhos de servidores da secretaria, como atividade dentro da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P. No último dia da colônia, as crianças percorreram uma trilha até a nascente preservada do Igarapé do Mindu, fizeram caça ao tesouro e se divertiram com a apresentação do Grupo Garis da Alegria, da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).

 

– Semana da Árvore e da Água

(Realizada de 17 a 23 de Março)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou nos dias 17 e 18, o curso Noções Básicas de Produção de Mudas, dentro da programação da Semana da Árvore e da Água,  promovida pela Prefeitura de Manaus para marcar a passagem do Dia da Árvore na Amazônia (21) e do Dia Mundial da Água (22). Além de inserir o verde na cidade, as atividades da Semana da Árvore e da Água incentivaram uma reflexão em torno da importância dos recursos hídricos, com a realização do ciclo de palestras “Principais Bacias Hidrográficas de Manaus”, no dia 19 ocorreu a mesa redonda Árvore, Água e Clima, no Les Artistes Café Teatro, a mesa-redonda contou com especialistas da área ambiental que tratarão sobre os temas propostos. No dia 20, na sede da Semmas, houve a realização de mais um curso. Este foi sobre Noções Básicas de Manejo da Arborização, voltado para servidores do Corpo de Bombeiros, Amazonas Energia e Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp). O objetivo da formação foi buscar uma maior eficiência nas ações de manejo da arborização, principalmente no tocante às situações decorrentes de temporais, conflito com rede elétrica e quedas de árvores.

No dia 21, a programação teve continuidade com o plantio de 150 mudas de espécies florestais e frutíferas, na área verde do Conjunto Habitacional Duque de Caxias, no bairro de Flores. Dia 22, o Projeto Nosso Espaço Verde realizou sua primeira edição do ano com o tema Água, com uma exposição sobre as principais nascentes protegidas da área urbana do município e atividades ambientais diversas, como jogos, oficinas e caminhadas nas trilhas, realizadas em parceria com instituições para comunitários do bairro do Japiim e do entorno do parque. A Semana da Água e da Árvore encerrou-se com uma programação cultural voltada para as comunidades ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé e visitantes, com a primeira edição do ano do Projeto Arte no Parque, que apresentou o espetáculo infantil Aykunã e a Árvore da Sabedoria, no Centro de Desenvolvimento Sustentável Roberto Vieira, na Praia do Tupé.

 

 

– Encontro de secretários de Meio Ambiente das capitais da Amazônia

(Realizada nos dias 20 e 21 de Março)

O Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais da Amazônia teve início no dia 20, com a participação de representantes de  quatro das sete capitais da Região Norte convidadas, executivos da Fundação Konrad  Adenauer (entidade financiadora de projetos ambientais em todo o Mundo)  e especialistas palestrantes para a discussão de alternativas viáveis para criação de soluções em rede voltadas às questões ambientais que afligem as cidades. A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, abriu o evento ressaltando o esforço desencadeado pelas secretarias para estarem presentes e a importância de Manaus, como maior capital da Amazônia, assumir o protagonismo de reunir as cidades em torno da discussão de alternativas para pautas urbanas e ambientais. As discussões no primeiro dia do encontro giraram em torno da necessidade de implementação de políticas de mudanças climáticas nas cidades, com recomendações feitas por especialistas que atuaram como palestrantes.

O presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (implurb), Roberto Moita, que representou o prefeito Arthur Virgílio Neto na solenidade de abertura, destacou que o grande desafio das cidades hoje é aliar a promoção do desenvolvimento com a redução das desigualdades e a melhoria da qualidade ambiental e urbana, mesmo diante de todos os impactos ambientais que resultam da presença humana.  No dia 21, ocorreu uma oficina sobre captação de recursos, patrocinada pela Fundação Konrad Adenauer. A finalidade é capacitar as cidades a aplicarem recursos em projetos nas cidades da região Norte. “Saímos das discussões e partimos para a parte prática de viabilizar a implantação de projetos de enfrentamento dos problemas ambientais das cidades”, afirmou a secretária Kátia Schweickardt.

– Próximos Eventos:

Semana do Meio Ambiente (Em junho)

Dia mundial da árvore (Em Setembro)

Festival Natalino e Esportivo da RDS do Tupé (Em dezembro).