14/12/17 | 9:50 AM
Ciclistas e prefeitura discutem retomada do projeto da ciclovia Boulevard/Marina do Davi

Uma reunião entre o prefeito em exercício, Marcos Rotta, representantes do Pedala Manaus e da Associação Apta Amazônia pelo Transporte Ativo marcou a retomada da ciclovia Boulevard/Marina do Davi. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), zona Centro-Sul, na manhã desta quarta-feira, 13/12, quando foi formado um grupo de trabalho para readequação do projeto.

Foram apresentadas sugestões a serem adequadas ao projeto de construção de mais 14,5 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, que compreendem o trecho entre a avenida Senador Álvaro Maia, seguindo pela avenida Brasil, avenida Coronel Teixeira até seu término na Mariana do Davi.

“Estamos resgatando um estudo aprofundado desse percurso e, agora, vamos dissecar esse projeto em conjunto, para tentar diminuir os custos e para que se torne um projeto viável nesse momento de recessão e falta de recursos. É trabalhando em parceria que vamos atender a determinação do prefeito Arthur Neto em melhorar a mobilidade e a vida de todos na cidade de Manaus”, explicou Rotta.

O grupo de trabalho para a readequação da ciclovia Boulevard/Marina do Davi é formado por técnicos dos institutos municipais de Planejamento Urbano (Implurb), de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), além das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Comunicação (Semcom), bem como dos técnicos da Seminf e representantes dos ciclistas.

Para o coordenador da Associação Apta Amazônia pelo Transporte Ativo, Leonardo Aragão, a reunião teve um grande simbolismo pelo reinício da discussão com o envolvimento de todos, tanto do poder público quanto dos representantes do modal da bicicleta.

“Nos colocamos à disposição para sugestões que venham simplificar o projeto e torna-lo mais prático. Essas sugestões serão todas formuladas por ciclistas e pedestres para que seja um projeto proveitoso para todos”, destacou Aragão.

A reunião também contou com a presença do diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, acompanhado por técnicos de engenharia do trânsito; do secretário da Semmas, Antônio Nelson Junior; da secretária em exercício da Semcom, Elendrea Cavalcante; e de demais técnicos da Seminf.

A próxima reunião está marcada para janeiro de 2018, quando o grupo de trabalho deve iniciar as tratativas para as mudanças no projeto.

Matéria: Ulysses Marcondes / Semcom

Fotos: Alex Pazuello / Semcom