08/05/18 | 11:04 AM
Espaço Ecam Uai Shopping encerra oficina de reaproveitamento de garrafas de vidro

A oportunidade de gerar renda com o reaproveitamento de garrafas de vidro, resultou em 57 garrafas reaproveitadas e transformadas em peças decorativas e utilitárias durante a oficina de decoração em garrafas de vidro oferecida pela Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Uai Shopping São José, na zona Leste.

As garrafas, de diversos tamanhos e formatos, foram ornamentadas com técnicas de papietagem e decupagem com papel-jornal, e a parte sanfonada do papelão. A oficina com dez dias de duração, ocorreu entre o período de 16 a 26/4, e contou com a participação de dez pessoas.

A programação de oficinas de reaproveitamento, realizadas pela Prefeitura de Manaus, tem como objetivo estimular a população a reduzir o impacto do descarte de resíduos na natureza, trabalhando com materiais como jornal, revistas, garrafas pet e de vidro, papelão e embalagens tetrapack. O trabalho visa também fomentar a geração de renda para as famílias, que podem comercializar objetos produzidos com resíduos.

“Mostramos o quanto é possível criar em cima desse tipo de resíduo, que permite diferentes maneiras de ornamentação”, explica a técnica em Educação Ambiental, Francisca Godinho, instrutora da oficina. Além da garrafa, é possível reaproveitar também outros tipos de resíduos que complementam a decoração, a exemplo do papel que vem dentro das caixas de sapato. A próxima oficina será de fuxico com retalhos.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destaca que o diferencial do trabalho é que ele permite manter uma política de educação ambiental dentro das comunidades, atendendo a orientação do prefeito Arthur Virgilio Neto. Em 2017, um universo de 38 mil pessoas, em todas as zonas da cidade, foram beneficiadas com palestras, oficinas, exposições, visitas técnicas, entre outras atividades desenvolvidas pela Semmas.

Fotos: Divulgação / Semmas

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHskxtQGkz