20/06/18 | 9:28 AM
Fiscalização ambiental impede início de ocupação em trecho da APA Sauim de Manaus

Fiscais ambientais da Prefeitura de Manaus estiveram, na manhã desta terça-feira, 19/6, em um trecho de área verde e de área de preservação permanente (APP), no Conjunto Nova Cidade 2, na zona Norte, para impedir o início de uma ocupação irregular no local.

A ação dos invasores foi denunciada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) pelos moradores do conjunto já na noite da sexta-feira, 15/6, quando começaram a chegar ao local trazendo lonas. O trecho está situado no perímetro da APA (Área de Proteção Ambiental) Sauim de Manaus, criada recentemente pelo prefeito Arthur Virgilio Neto. Foram retirados piquetes, entulhos e ferramentas encontrados na área.

Os moradores, sempre vigilantes à ação dos invasores, informaram que o local é alvo constante da ação de grupos organizados. A área tem vegetação nativa e a presença de animais silvestres, a exemplo do sauim-de-coleira, é registrada com frequência. “Uma invasão neste local comprometeria a conectividade desse fragmento verde com as demais áreas protegidas que integram a APA Sauim, daí a necessidade de nos mantermos vigilantes com o apoio da população”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, que visitou recentemente a área, atendendo a pedidos dos moradores. Além da retirada dos piquetes, serão instaladas placas de identificação de área verde e de preservação permanente no local. O monitoramento continuará sendo feito.

A APA Sauim-de-Manaus nasceu da necessidade da interligação entre o Corredor Ecológico e Urbano do igarapé do Mindu e a Reserva Adolpho Ducke. Tem seu início no Corredor Ecológico e Urbano do igarapé do Mindu, zona Centro-Sul, seguindo no sentido norte até a Reserva Ducke, ocupando uma área aproximada de 1.015 hectares, entre as Áreas de Preservação Permanente, Áreas Verdes e de particulares.  Abrange os bairros Parque 10, Novo Aleixo, Cidade Nova, Nova Cidade e Cidade de Deus.

O objetivo principal da APA é o aumento da conectividade de habitats naturais e conservação dos já existentes para dispersão da fauna e flora silvestres, com a requalificação urbana e socioambiental da área proposta e a participação da sociedade, promovendo melhoria da qualidade de vida na cidade de Manaus.

Matas ciliares

Além do benefício ambiental com a interligação de áreas protegidas, a APA ainda desempenha o papel de contribuir com a preservação das matas ciliares ao longo da APA proposta, garantir a manutenção da beleza cênica local e de contribuir positivamente para conservação do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), através da proteção de seu habitat natural.

Fotos: Divulgação/Semmas

Disponíveis em:  https://flic.kr/s/aHsmmQz4c1

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) 3236-6684/98842-1243