02/02/18 | 9:43 AM
Formação de brigada de combate ao caramujo africano será levada aos Cras e Creas

O trabalho de combate ao caramujo africano realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), passa a ter os centros de referência especializada em assistência social, geridos pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), como aliados. Neste final de semana, acontecerá a primeira formação de brigada de combate ao caramujo africano no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), localizado no Complexo Socioeducativo do Prourbis, no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste. A intenção será levar as capacitações para todos os Cras e Creas do município.

Este será a décima primeira turma de brigadistas, formada pela Semmas desde o início do projeto no ano passado. A turma será composta por moradores do bairro e imediações, além dos servidores do próprio Creas, que foi entregue recentemente reformado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. De acordo com a secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a parceria com os Cras e Creas é uma oportunidade de ampliar o raio de atuação do trabalho da Divisão de Educação Ambiental da Semmas. “A iniciativa partiu da própria Semmasdh, que nos solicitou a realização das brigadas, tendo como finalidade prevenir e orientar tanto servidores quanto pessoas que freqüentam o Creas Leste. A partir daí, surgiu então a proposta de ampliarmos para todos os centros de referência mantidos pela Prefeitura de Manaus”, afirmou Antonio Nelson.

O secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Elias Emanuel, explica que além do atendimento à população em situação de vulnerabilidade ou de violação de direitos, as unidades fazem um trabalho de orientação às famílias. “Nos Cras e Creas temos as orientações coletivas e para nós é importante poder contar com a Semmas na formação dessa brigada de combate ao caramujo africano. É um esforço que vem somar com o trabalho que já fazemos junto a essas famílias que nos procuram em busca de informações”, afirmou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

A formação no Creas Leste acontecerá na sexta-feira, 2/2, das 9h às 11h, com parte teórica e prática. No sábado, 3/2, a formação será no Conjunto Cidadão 1, na Cidade Nova, na sede da Associação dos Moradores do conjunto, situada na Rua Esperança, 317. “As lideranças comunitárias, conselheiros e moradores estão empenhados em fazer a parceria e tem nos procurado graças à eficácia do trabalho de formação de brigadas junto às comunidades”, afirmou o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, lembrando que a Semmas está atenta às demandas das lideranças comunitárias e vem atendendo o mais rápido possível às solicitações de formação.

Fotos:  Marinho Ramos / Arquivo / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmcLc921

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) 3236-6684/98842-1243