01/10/19 | 2:48 PM
Manejo de árvores em via da zona Centro-Sul assegura preservação de aves

Prefeitura de Manaus, em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), realizou na manhã deste sábado, 28/9, mais uma operação de manejo da arborização do canteiro central da avenida Ephigênio Salles, zona Centro-Sul, com o objetivo de manter as copas das árvores livres de colisões com veículos pesados. O procedimento reduz significativamente a mortandade de aves da espécie periquito-da-asa-branca, que utilizam as copas expandidas das árvores da via como dormitórios. Desde o ano passado, quando se iniciaram as podas na área com essa finalidade, não foram mais registradas as colisões que matavam dezenas de aves no período noturno.

A ação é parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Ipaam, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a Gestão de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e representantes dos moradores do condomínio Ephigênio Salles. Após estudos sobre o comportamento das aves, foram definidas as medidas.

Em dezembro do ano passado, a Semmas realizou uma poda de levantamento de copa em 23 árvores localizadas no canteiro central da via. A medida, adotada pela Prefeitura de Manaus, com a anuência do órgão estadual do meio ambiente, responsável pela gestão de fauna, vem ajudando a reduzir as mortes de periquitos por atropelamento.

A operação deste sábado foi acompanhada por técnicos do Ipaam, que monitoram o comportamento das aves. “Assim como no ano passado, fizemos o levantamento de copa, que é salutar para o crescimento das árvores. Retiramos galhos secos de mangueiras, que se sobressaiam para a via”, explicou o engenheiro florestal Wellington Auzier, chefe da Divisão de Manejo e Monitoramento da Arborização Urbana, da Semmas.

Foto – Divulgação / Semmas