25/06/18 | 10:24 AM
Manutenção dos jardins em canteiros centrais é intensificada pela Prefeitura

Prefeitura de Manaus intensifica o trabalho de manutenção dos jardins implantados em logradouros públicos da cidade, dentro do projeto Ornamenta Manaus, um braço do programa de arborização urbana municipal. O objetivo é a realização de intervenções paisagísticas em canteiros centrais e passeios públicos onde há espaço permeável e já foram plantadas mudas de árvores.

Nesta semana, foi a vez dos jardins dos canteiros centrais situados no entorno do Terminal 1, na avenida Constantino Nery, e nas avenidas Efigênio Salles e Loris Cordovil, zonas Sul e Centro-Sul, receberem os cuidados da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), atendendo à orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto de tornar a cidade cada vez mais bonita, com o verde das árvores e o colorido das espécies ornamentais.

De acordo com a Diretoria de Arborização e Paisagismo da Semmas, existem 20 canteiros no entorno do Terminal 1, onde foram plantadas, no total, 2 mil mudas de espécies ornamentais variadas. As mudas deram um colorido especial à área no trecho da avenida Constantino Nery, entre o Boulevard Álvaro Maia e a avenida Leonardo Malcher. Os canteiros já possuem mudas de árvores consolidadas, com alturas médias de 1,80 m a 2 metros, das espécies ipê-amarelo e pau-pretinho, que apresentam floração anual, e já estão com copas formadas.

As mudas ornamentais que hoje adornam os canteiros são das espécies duranta, ararinha, ixora, alamanda, barléria e russélia. Na Efigênio Salles, foram plantadas 5 mil mudas ornamentais. Nesta quinta-feira, 21/06, a equipe realizou também o trabalho de adubação, coroamento, retutoramento e poda das mudas de árvores plantadas na via. Na jardinagem, foram realizados os serviços de adubação, capinação e retirada de ervas daninhas. Em determinadas espécies, faz-se necessário poda drástica para regeneração das mudas, como é o caso da ararinha.

O Projeto Ornamenta Manaus já realizou intervenções paisagísticas nas avenidas Efigênio Salles, Constantino Nery (próximo ao T1), Estrada do São Jorge, na confluência com a Jacira Reis, Nilton Lins, Loris Cordovil, Shopping Phelippe Daou e Praça da Matriz e rotatórias da Ponta Negra.

Fotos: Divulgação / Semmas

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskDgUNB9