24/09/18 | 10:49 AM
Mutirão no Parque Nascentes do Mindu encerra atividades da Semana da Árvore 2018

O Parque Municipal Nascentes do Mindu, administrado pela Prefeitura de Manaus e que abriga as três nascentes do Igarapé do Mindu, no bairro Cidade de Deus, zona Leste, recebeu neste sábado, 22/9, um mutirão de atividades de sensibilização ambiental para marcar o encerramento da Semana da Árvore 2018, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Atividades lúdicas com as crianças do entorno do parque e a visita dos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) às trilhas que levam às nascentes marcaram o evento, que teve como finalidade alertar para a importância da preservação dos recursos naturais e coletar resíduos jogados no local.

A ação marcou também o lançamento do Projeto “Nascentes, o Coração do Igarapé do Mindu”, que será desenvolvido em parceria dos alunos e professores do curso de Ciências Biológicas da UEA, com atividades mensais de educação ambiental junto à comunidade. A professora Adriana Brito da Silva, uma das coordenadoras do projeto, explica que a oportunidade de estar em contato com a fauna e flora é única para os estudantes. “Poder contribuir para ajudar a melhorar a relação da comunidade com o parque é ainda mais gratificante”, afirmou Adriana, que leciona a disciplina Avaliação de Impactos Ambientais. Junto com ela, atuam as professoras Hileia Maciel, da disciplina Praticas do Ensino de Ciencias e Biologia, e Josilene Jeffres.

Na ocasião, os alunos puderam percorrer as trilhas e fazer a coleta de resíduos deixados pelas pessoas que entram no parque sem autorização. Foram coletados, entre outros objetos, garrafas pet, isopor, sacos plásticos, sapatos e até uma mala. Suziane Bindá da Silva, moradora da comunidade Santa Inês, vizinha ao parque, considera esse tipo de ação fundamental. “Falta muita sensibilidade e educação ambiental para a população dessa área. Quanto mais for feito para mudar essa situação melhor”, disse.

Parcerias

A programação da Semana da Árvore, iniciada na quarta-feira, 19/9, realizou a distribuição de 2,1 mil mudas e teve como ponto alto o plantio de 300 mudas de árvores na área verde do Conjunto Águas Claras, na zona Norte. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Junior, destaca a importância das parcerias para o desenvolvimento de atividades lúdicas e educativas junto à população do entorno das unidades de conservação municipais.

“As parcerias se somam ao trabalho de sensibilizaçao que já é feito pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas”, explicou o secretário Antonio Nelson. A ação deste sábado contou com o apoio a Secretaria Municipal de Limpeza Publica (Semulsp), que levou o grupo Garis da Alegria e realizou a remoção do lixo coletado pelos alunos.

Texto: Júlio Pedrosa / Semmas
Fotos: Divulgação / Semmas