30/11/17 | 10:48 AM
Noções Básicas de Jardinagem encerra programação de minicursos de 2017

A Prefeitura de Manaus realizará, nos próximos dias 13 e 14/12, o minicurso Noções Básicas de Jardinagem, o último da grade de minicursos gratuitos oferecidos este ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) à população, com temas relacionados à arborização. As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas pelos telefones 3236-6657, 3236-8013 e 3236-7330. Este será o décimo terceiro minicurso oferecido este ano, como ferramenta de educação ambiental voltada à arborização urbana. De março até novembro, mais de 700 pessoas participaram de aulas, palestras e atividades práticas oferecidas no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, os minicursos e palestras se constituem em eficazes instrumentos de sensibilização da população. “À medida em que mais e mais pessoas participam das atividades educativas, ganhamos parceiros para a missão de arborizar a cidade e mudar comportamentos em relação à necessidade de conservação das mudas plantadas em canteiros e espaços públicos da cidade e o incentivo ao plantio nas residências ”, afirmou. Em 2018, novos minicursos e palestras estão programados para iniciar a partir de março.

O diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Deyvson Braga, explica que o minicurso sobre jardinagem será composto por aulas teórica e prática, pela manhã e à tarde (a depender do número de inscritos). “Entre as noções básicas a serem repassadas, estão os cuidados com o solo, tratos culturais como poda, adubação e disposição de espécies de acordo com os espaços disponíveis para plantio”, explicou. Segundo ele, a jardinagem é um dos minicursos mais procurados. Além das aulas, ocorre também a distribuição de mudas ornamentais para os participantes. Entre os minicursos oferecidos este ano, estão o de horta orgânica, compostagem, produção e cultivo de mudas frutíferas, Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Panc) e plantas medicinais, com a finalidade de  incentivar o envolvimento da população com as ações de arborização e paisagismo da cidade.

Fotos: Arlesson Sicsu / Arquivo / Semmas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)

3236-6684/98842-1243