02/04/18 | 11:24 AM
Novos conselheiros das APAs Tarumã–Ponta Negra e Ufam-Acariquara e RDS doTupé são empossados

A Prefeitura de Manaus deu posse na manhã desta quarta-feira, 28/03, aos novos integrantes dos conselhos consultivos das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Tarumã-Ponta Negra e Ufam-Acariquara, e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé. Os dois conselhos consultivos estão no terceiro mandato, com uma atuação efetiva nas discussões de gestão dos territórios. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que preside os conselhos, deverá elaborar, em parceria com os conselheiros, planos de ação para o exercício 2018, que contemplam ações de caráteres educativo e técnico junto às comunidades das áreas rural e urbana das APAs.

Os conselhos possuem representação da sociedade civil organizada e das instituições de ensino e pesquisa, além dos órgãos executores da política ambiental, em nível de Estado. “Desde 2013, a Prefeitura de Manaus direcionou o trabalho de gestão das áreas protegidas para a criação e fortalecimento dos conselhos gestores, que são importantes ferramentas no âmbito da garantia da participação dos atores sociais nas tomadas de decisões, visando sempre a melhoria da qualidade ambiental do território”, afirmou o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes.

Durante a posse, os conselheiros receberam certificação e assinaram o termo de posse para os respectivos mandatos – de dois anos para a RDS do Tupé e APA Tarumã, e um ano APA Ufam-Acariquara. O Conselho Deliberativo do Tupé é o mais antigo, com 12 anos de atuação. Os demais foram criados em 2013, na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto. “A criação dos conselhos são prerrogativas legais, que temos o compromisso de manter no sentido de garantir uma gestão compartilhada com a sociedade, atendendo as leis que criam os sistemas estadual e nacional de unidades de conservação”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

A posse dos conselheiros da RDS do Tupé ocorreu na comunidade Livramento, uma das seis que integram a reserva. Os demais tomaram posse no auditório da sede da Semmas, na Rua Rubídio, 288, Vila da Prata.

Texto: Divulgação/Semmas

Fotos: Divulgação / Semmas