01/08/17 | 10:17 AM
Oficina de educação ambiental ensina técnicas de reaproveitamento de garrafas de vidro e pet no Espaço Ecam Uai Shopping

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta terça-feira, 1/08, mais um módulo de oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) do Uai Shopping São José, na Zona Leste. A oficina vai ensinar como reaproveitar garrafas de vidro e pet por meio das técnicas de papietagem e decupagem, transformando-as em peças decorativas e rentáveis dos mais diversos tipos. A oficina se estenderá até o dia 25/08, nos horários das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. Os interessados podem se inscrever no próprio Espaço Ecam Uai Shopping ou pelo telefone 3236-8587.

As aulas serão ministradas pela técnica em Educação Ambiental, Francisca Godinho. Segundo ela, os participantes terão oportunidade de aprender a confeccionar diversas peças reutilizando materiais como o pet, embalagens tetrapack (de leite e suco) e tampinhas. “Esses materiais podem se transformar em brinquedos, como sofás para bonecas, porta-jóias, porta-absorventes, porta-celulares, porta-cartões, agulheiros (de pulso e de dedo) em formatos diversos, além das garrafas de vidro que ganham uma nova roupagem com a decupagem feita com revistas”, explica Godinho. As inscrições são gratuitas.

As oficinas de reaproveitamento serão oferecidas pelo programa Uniambiente, desenvolvido pela Semmas, que visa disseminar a prática do reaproveitamento de resíduos com a finalidade de promover o incentivo à coleta seletiva, à redução do volume de descarte de resíduos e à geração de renda para as famílias. Ao longo do ano, várias oficinas são oferecidas. A próxima será a de peças decorativas natalinas feitas a partir do reaproveitamento de papel, papelão, jornais e revistas.

Desde 2014, o Ecam Uai Shopping é gerido pela Semmas, por meio de parceria firmada com a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias, responsável pela criação do espaço. Este ano, já foram oferecidas oficinas de fuxico com retalho (março), arte em papel (abril), puff de garrafa pet (maio), mandala em CD (junho) e  confecção de bonecas com base de pet (julho).

Fotos: Divulgação / Semmas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)

3236-6684/98842-1243