03/09/19 | 2:08 PM
Participantes do 1º Fórum de Cidades Amazônicas podem garantir mudas em projeto sustentável

Manaus será sede do 1º Fórum de Cidades Amazônicas, que irá abordar nos próximos dias 5 e 6/9 práticas sustentáveis intermediadas entre o poder público, especialistas e a sociedade civil. Além das palestras, entre as iniciativas de interação com o público, o evento irá contar com um moderno equipamento para recolher o material reciclável que for entregue pelos participantes. E como forma de agradecimento e conscientização, a Prefeitura de Manaus irá doar mudas de planta para quem contribuir com proposta.

“Será mais uma forma eficaz de mostrar para a cidade, que é possível unir conceitos de preservação e desenvolvimento urbano”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que será anfitrião do evento, que conta com a parceria da Fundação Konrad Adenauer e o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade.

O prefeito também destacou que o fórum acontece na mesma data em que se celebra o Dia da Amazônia, 5 de setembro, criado para conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. “O mundo se voltou para a Amazônia nos últimos dias e, como capital da floresta, Manaus não poderia deixar de encabeçar esse debate sobre a preservação. Diversas agendas governamentais e não governamentais têm sido criadas acerca do tema e nós temos muito a contribuir”, reforçou Arthur Neto.

Durante o evento, será elaborado o “Manifesto de Cidades Amazônicas” para apresentar de forma propositiva ações viáveis de desenvolvimento sustentável, às vésperas da 25ª Conferência Mundial do Clima, a COP 25, que acontece em dezembro deste ano, na cidade de Santiago do Chile.

 Conscientização

 A máquina para recolhimento do material reciclável, como garrafas PET e latas, estará nas dependências do Pavilhão Princesa Isabel, no Centro Histórico de Manaus, onde serão realizados os debates abertos ao público. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Nelson, como forma de crédito para quem contribuir com a iniciativa será entregue uma muda de planta para o participante.

“Nosso intuito é fazer com que as discussões gerem atos concretos. Agregar a prática da reciclagem nesse evento é mostrar que Manaus está preocupada com o futuro da Amazônia”, ressaltou o secretário da Semmas. “Durante dois dias, grandes representantes do bioma que corresponde ao território da América do Sul estarão conosco para debater sobre a questão ambiental, investimentos e operações saudáveis em defesa da Amazônia”, concluiu Antônio Nelson.

As vagas para participação no 1º Fórum de Cidades Amazônicas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio do site da Semmas, no semmas.manaus.am.gov.br.

 Texto – João Paulo Gonçalves / Semcom

Fotos – Mário Oliveira / Semcom e Arquivo Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/p/23LWpnThttps://flic.kr/p/2emoFjFhttps://flic.kr/p/QC6A6c