21/11/18 | 12:14 PM
Prefeitura de Manaus aborda educação ambiental e sustentabilidade na sede da Justiça Federal

Prefeitura de Manaus marcou presença durante o I Ciclo de Palestras: Educação Ambiental e Sustentabilidade, promovido durante dois dias, no edifício-sede da Justiça Federal no Amazonas, situado no Aleixo, zona Centro-Sul. A finalidade do evento foi a de abordar temas ligados a práticas ambientais sustentáveis que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, repassando essas experiências para o público interno da instituição. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) foi um dos órgãos convidados a apresentar suas experiências na área de Educação Ambiental em espaços não-formais.

O evento contou também com palestras do subsecretário municipal de Gestão de Limpeza Pública, Eisenhower Pereira Campos, que abordou a temática dos resíduos sólidos e reciclagem em Manaus, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, fez um apanhado do trabalho realizado pelo órgão, junto às comunidades. “A educação ambiental é um grande desafio diário, pois tem como missão principal mudar comportamentos a partir da adoção de novos hábitos e práticas”, afirmou Araújo, destacando em sua apresentação as campanhas, oficinas, palestras e programas de Educação Ambiental desenvolvidos pelo órgão ambiental.

Para dar uma mostra das ações realizadas, foi montada no hall do prédio-sede da Justiça Federal no Amazonas, uma exposição sobre reaproveitamento de resíduos sólidos, combate ao caramujo africano e às queimadas e distribuição de mudas frutíferas, ornamentais e medicinais, produzidas pelo município. “Foi de extrema relevância a participação da Semmas no evento pois o público pôde conhecer e trocar experiências na área de educação ambiental e sustentabilidade, por meio de dinâmicas participativas e que levam a uma reflexão”, afirmou o diretor da Secretaria Administrativa da Secional Amazonas da Justiça Federal, Edson Souza e Silva.

O juiz federal Marcelo Pires Soares, diretor do Foro da Seccional do Amazonas do Tribunal Regional Federal (TRF1–AM), agradeceu a participação da Prefeitura de Manaus. “É sempre muito importante falar sobre educação ambiental e como podemos nos comportar de forma mais sustentável, por meio de pequenas atitudes do dia a dia. Eventos como esse permitem que repensemos nossas atitudes”, afirmou o diretor, agradecendo a possibilidade de parcerias futuras.

Fotos: Divulgação / Semmas