10/04/17 | 4:05 PM
Prefeitura de Manaus abre inscrições para o minicurso Noções Básicas de Compostagem

moldura site113

Estão abertas as inscrições para o minicurso Noções Básicas de Compostagem, o segundo oferecido este ano na grade de minicursos promovidos pela Prefeitura de Manaus, como estratégia para  estimular a população a se envolver com os temas ligados à arborização urbana. O minicurso acontecerá nos próximos dias 26 e 27/04, no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim. Os interessados podem ligar para o Departamento de Arborização e Paisagismo (Deap), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), nos telefones 3236-6557, 3236-7330 e 3236-8013 (dias úteis), e realizar as inscrições.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson Oliveira Júnior, a realização dos minicursos é uma estratégia efetiva de educação ambiental, com reflexos diretos sobre a arborização da cidade. “Estamos seguindo a orientação do prefeito Arthur Virgilio Neto de promover a integração da cidade com a arborização por meio da educação ambiental e os minicursos tem essa finalidade de levar conhecimento para as pessoas que são leigas no assunto e trazê-las para serem parceiras da Semmas”, afirmou.

O instrutor do minicurso será o engenheiro agrônomo Sérgio Pacheco. Segundo ele, este ano, os alunos contarão com uma novidade: uma minicomposteira confeccionada com resíduos de bambus instalada no parque, para servir de exemplo de como podem ser feitas estruturas semelhantes para a produção de composto orgânico, utilizando-se espaços disponíveis. “Importante observar que o composto que será produzido na minicomposteira, que terá aproximadamente 1 metro cúbico de capacidade, servirá para a adubação das plantas do próprio parque”, explica Pacheco.

O minicurso será subdividido em parte teórica e prática.  As aulas serão ministradas pela manhã, das 8h30 às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 16h. Entre os ensinamentos, serão repassadas informações sobre o processo produtivo do composto orgânico, as etapas de elaboração do processo de produção do composto e como agregar valor ao composto orgânico para geração de renda. A compostagem contribui ainda para a redução da quantidade de lixo orgânico residencial destinado ao aterro sanitário. Os minicursos serão oferecidos uma vez por mês, ao longo de todo o ano