09/07/18 | 12:03 PM
Prefeitura de Manaus apóia ação de revitalização de APP no Conjunto Tocantins

A Prefeitura de Manaus apoia a ação de revitalização da área de preservação permanente do Conjunto Tocantins, no bairro Planalto, Zona Centro-Oeste. O trabalho, que já teve início com a limpeza e capinação da área, está sendo desenvolvido em parceria com os moradores, por meio de solicitação do 37º Grupo Escoteiro Chapada.

A ação será marcada neste sábado, 7/07, com a realização de um plantio de mudas nas margens do igarapé dos Franceses, que corta o bairro. Além do plantio, haverá também distribuição de mudas de espécies ornamentais, a partir das 9h.

A ação integra o 27º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica Muteco, que acontece simultaneamente em diversas cidades brasileiras. A iniciativa conta com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Pública (Semulsp). A concentração será na segunda etapa do conjunto. Ao todo, a APP tem 2 mil metros quadrados de área preservada, mas com trechos degradados em função do descarte de resíduos feitos por invasores.

“Muita gente entra no conjunto para pegar cacau e buriti e deixa lixo. Além de promover o reflorestamento, nossa ação visa também promover a conscientização por parte dos moradores e também de quem entra no conjunto”, explica o diretor-presidente do Grupo Escoteiro Chapada, Francisco de Paula Luca. Segundo ele, o apoio da Prefeitura de Manaus à causa ambiental é fundamental para a preservação desta área protegida.

Serão plantadas ao todo 43 mudas de árvores, entre palmeiras e espécies frutíferas como biribá , bacuri, bacaba, apaí, tucumã e buriti, todas produzidas pelo Viveiro Muncipal, gerido pela Semmas. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, o apoio a iniciativas como a do Grupo de Escoteiros Chapada tem fundamental importância no processo de educação ambiental da população.

“Além de apoiar o processo de regeneração de trechos degradados da APP, levamos a mensagem à população sobre o descarte correto do lixo e sobre a melhoria da qualidade de vida da população, considerada prioridade para o prefeito Arthur Virgilio Neto”, afirmou o secretário Antonio Nelson Junior. A atividade será aberta à população, e acontecerá até as 11h.

Texto: Júlio Pedrosa / Semmas

Fotos: Divulgação / Semmas (anexas)