26/11/10 | 4:40 PM
Prefeitura de Manaus apóia Corrida Ecológica do Igarapé do Passarinho

A Prefeitura de Manaus estará apoiando a realização da II Corrida Ecológica do Igarapé do Passarinho, que acontecerá no próximo dia 19 de dezembro,  a partir das 8h, promovida pelo Movimento Amigos da Zona Norte (Mazon), que reúne as 76 comunidades que integram a região, considerada uma das mais populosas de Manaus, com aproximadamente 700 mil habitantes.  Representantes da diretoria do Mazon estiveram nesta quinta-feira (25), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para solicitar do órgão apoio na divulgação do evento e a doação de 1.000 mudas de árvores frutíferas que serão distribuídas no local.

O Mazon foi fundado há quatro anos com a finalidade de reivindicar melhorias para os bairros e comunidades que integram a Zona Norte e defender a revitalização do Igarapé do Passarinho, especialmente a limpeza das suas margens. O percurso da corrida acompanha  um trecho do traçado do curso d’água, que, no total, tem aproximadamente oito quilômetros de extensão. Os participantes passam inclusive pela nascente do igarapé, localizada no Conjunto Galileia.  O ponto de partida e chegada será a sede do Mazon, na Avenida Roxana Bonesse, 2.726, conhecida também como Avenida Igarapé do Passarinho, no Monte das Oliveiras.

De acordo com o vice-presidente da entidade, Júlio Farias, um dos objetivos do Mazon é conseguir o apoio do poder público para preservação da nascente do Passarinho. Preocupado com a qualidade da água, que recebe dejetos de milhares de contribuintes ao longo do igarapé, o Mazon faz, por iniciativa própria, o monitoramento da água do igarapé, realizando a coleta de amostras para análise no dia do evento. “É uma forma de conscientizar os moradores sobre a importância do igarapé e que podemos fazer algo em favor da sua recuperação”, explica ele, lembrando que a poluição é fruto de 20 anos de ocupações irregulares na área e da falta de comprometimento da população que insiste em jogar lixo nas ruas.

Os interessados em participar da corrida podem se inscrever na sede do Mazon, no horário comercial (das 8h às 12h e das 14h às 17h), ou nos núcleos credenciados do movimento espalhados pelos bairros da Zona Norte, levando dois quilos de alimentos não-perecíveis. Júlio Farias informa que os donativos serão distribuídos em cestas entregues tanto aos participantes da corrida quanto aos moradores mais necessitados das próprias comunidades.  Haverá premiação em dinheiro para os três primeiros lugares. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 8802-8225 (Nísia Sato, diretoria do Mazon), 8802-8123 (Júlio Farias) e 8818-4795 (Marlúcia Paixão, coordenadora dos núcleos).