27/11/17 | 11:08 AM
Prefeitura de Manaus conclui manejo fitossanitário das árvores na Praça da Matriz

A Prefeitura de Manaus concluiu o trabalho de manejo fitossanitário das árvores da Praça da Matriz, entregue totalmente revitalizada no último dia 15/11, no Centro. No total, 350 objetos pontiagudos foram retirados de 60 árvores vistoriadas pela equipe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Os pregos serviam como suporte para o comércio ambulante, que era praticado no local, antes do início das obras de requalificação. A praça possui, ao todo, 163 árvores.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, ressalta que o manejo para a retirada dos objetos pontiagudos é um dos diferenciais do trabalho desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas. “Nossas ações são voltadas para a comunidade e possuem os mais diversos enfoques. Nesse caso, o foco é para a arborização com o objetivo de sensibilizar as pessoas que passam e trabalham na área para que não utilizem as árvores como cabides ou suportes nem tenham pregos fincados nos troncos”, afirmou o secretário Antonio Nelson.

A prática de perfurar as árvores, além de danosa para as plantas, é enquadrada como crime ambiental de acordo com o Código Ambiental do Município (Lei 605/2001). Na Praça da Matriz, o trabalho iniciou no dia 9 deste mês, ocasião em que foram retirados 155 objetos pontiagudos, além de tomadas, fios e correntes. De março deste ano, até agora, 1.273 materiais pontiagudos e cortantes foram retirados de 298 árvores em diversas ruas do Centro Histórico de Manaus, nos últimos oito meses.

A perfuração causada pelos pregos acaba se tornando porta de entrada para microorganismos como fungos e bactérias, que podem causar danos às árvores e acelerar sua morte. O trabalho terá continuidade em 2018. Já foram retirados também pneus, placas, correntes, cadeados e até instalações elétricas das árvores no Centro.

Texto: Júlio Pedrosa / Semmas

Fotos: Divulgação / Semmas

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm6Fpqtm

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)