10/10/17 | 9:56 AM
Prefeitura de Manaus destaca parcerias com a Vara de Meio Ambiente do TJAM

A Prefeitura de Manaus esteve presente à solenidade que marcou, nesta segunda-feira, 9/10, os 20 anos de atividades da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Representando o prefeito Arthur Virgílio Neto, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou a importância das atividades educativas desenvolvidas em parceria pelas duas instituições e que tanto já ajudaram a conscientizar e contribuir para a melhoria da qualidade ambiental da cidade, atingindo milhares de pessoas.

O secretário Antonio Nelson referiu-se especificamente ao trabalho de educação ambiental realizado atualmente pela Semmas no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) do Shopping São José, zona Leste. Lá são realizadas anualmente dezenas de oficinas de educação ambiental, voltadas para o reaproveitamento de resíduos e com uma repercussão positiva junto à sociedade.

Desde 2014, o Ecam Shopping São José é gerido pela Semmas e o espaço já beneficiou diretamente um universo de, aproximadamente, 12 mil pessoas, que já participaram de oficinas, palestras e exposições com temática ambiental no local. “O nosso foco hoje é o do reaproveitamento de resíduos sólidos, contribuindo para a sensibilização da população sobre o descarte correto e a geração de renda para famílias de todas as áreas da cidade”, afirmou.

Durante o pronunciamento, o secretário Antonio Nelson ressaltou ainda o empenho e esforço pessoal desenvolvido pelo juiz titular da Vemaqa, Adalberto Carim Antônio, e que resultou na implementação de inúmeros projetos educativos, inclusive com iniciativas premiadas internacionalmente. “Em nome do prefeito Arthur Virgilio Neto, parabenizamos o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas pela iniciativa inovadora de criação da primeira Vara Especializada em Meio Ambiente do país e cujos projetos desenvolvidos são todos de cunho educativo, e reforçamos o compromisso da parceria firme e produtiva com a Prefeitura de Manaus”, afirmou.

O Espaço Ecam São José realiza uma média de 300 atendimentos ao mês, entre oficinas, palestras, visitações, reuniões, capacitação de lojistas do shopping e exposições. Além do Ecam, a Prefeitura de Manaus mantém parceria também com a Vemaqa, na gestão das Ocas do Conhecimento Ambiental, geridas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e os Postos de Entrega Voluntária (PEVs), geridos em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública.

Fotos: Arlesson Sicsú / Semmas

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): (92) 3236-6684 / 98842-1243 

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

(92) 3625-6921 / 3625-6844