16/04/18 | 9:58 AM
Prefeitura de Manaus oferece nova oficina gratuita de decoração em vidro

Dando continuidade às ações de estímulo ao reaproveitamento de resíduos, dentro da programação de oficinas de educação ambiental realizadas pela Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) vai oferecer a partir desta segunda-feira, 16/4, no Espaço da Cidadania Ambiental do Ecam Uai Shopping, no São José, zona Leste, mais uma oficina gratuita para a população. Será a segunda deste ano.

A primeira, realizada no mês de março, teve como foco a confecção de bonecas africanas com jornal. Desta vez, a oficina vai repassar as diferentes técnicas de papietagem e decupagem em garrafas de vidro, que podem se tornar peças utilitárias e objetos de decoração. As aulas acontecerão nos turnos da manhã, das 8h30 às 11h, e da tarde, das 13h30 às 16h. As inscrições podem ser feitas no local.

“É muito comum encontrarmos garrafas de vidro descartadas e as técnicas de papietagem e decupagem com jornal e revista são muito fáceis de fazer, a um custo baixo, e o resultado surpreende”, explica a instrutora da oficina e técnica em Educação Ambiental, Francisca Godinho.

Outra técnica repassada será a decoração com o papel ondulado, extraído do papelão. A oficina terá 15 dias de duração, estendendo-se até o dia 26, e é gratuita. Os participantes são estimulados a coletar garrafas de vidro para fazerem suas peças.

O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, lembra que ao mesmo tempo em que capacitam as pessoas a produzirem objetos utilitários e até gerarem renda com eles, as oficinas repassam também conhecimento sobre o tempo de decomposição na natureza de resíduos e a importância da coleta seletiva.

O Espaço Ecam fica no primeiro piso do Uai Shopping, no São José.

Texto: Júlio Pedrosa / Semmas

Fotos em anexo: Arlesson Sicsú / Semmas