05/10/17 | 11:37 AM
Prefeitura de Manaus participa de Tribuna Popular na Câmara Municipal de Manaus

A Prefeitura de Manaus participou na manhã desta quarta-feira, 4/10, da Tribuna Popular, realizada por solicitação do vereador Professor Fransuá Matos, para discutir o tema Invasões de Terra em Manaus. O tema foi discutido sob a ótica do poder público e também de representações comunitárias que desejam combater o problema, que aflige sobretudo as áreas verdes de conjuntos habitacionais de Manaus, a partir de ações conjuntas com os órgãos de controle e fiscalização tanto da esfera municipal quanto estadual. Representando o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, estava o diretor de Fiscalização da Semmas, Enéas Gonçalves, que fez uma explanação acerca das ações desenvolvidas pelo órgão no monitoramento de áreas invadidas e operacionalização de ações de retirada.

De acordo com Enéas, a dinâmica das invasões hoje na cidade exige uma ação integrada de todas as forças sociais e políticas. “Já atuo há bastante tempo na fiscalização da área do meio ambiente do município e observo hoje que a dinâmica das invasões está cada vez mais organizada e perigosa porque conta com a força do tráfico de drogas, o que exige do Estado uma ação efetiva dos seus órgãos de controle e segurança”, afirma ele, lembrando que as armas dos fiscais são a caneta e o bloco de multas. A sessão contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Limpeza Pública (Semulsp) e Infraestrutura (Seminf).