27/09/18 | 8:35 AM
Prefeitura de Manaus realiza manejo noturno na arborização da avenida Getúlio Vargas

Prefeitura de Manaus realizou na noite desta terça-feira, 25/9, uma operação de manejo da arborização da avenida Getúlio Vargas, Centro. O trabalho teve início às 23h e se estendeu pela madrugada desta quarta-feira, 26, com a finalidade de promover a qualidade fitossanitária das árvores e dar maior visibilidade a equipamentos urbanos, como placas de sinalização, semáforos e luminárias.  A operação contou com a participação das equipes de Corte e Poda das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Pública (Semulsp), e apoio da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Energia Elétrica (UGPM Energia). Foram manejadas 40 árvores na primeira noite de trabalho.

O conjunto arbóreo da Getúlio Vargas, de acordo com o chefe da Divisão de Corte e Poda da Semmas, Wellington Auzier, é um dos mais antigos e significativos da cidade. É composto, no total, por 195 indivíduos da espécie oitizeiro, distribuídos entre o canteiro central e os passeios públicos nas duas faixas. A ação dá continuidade a um trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus pelo menos duas vezes por ano, com procedimentos de poda de equilíbrio, levantamento de copa e retirada de ervas-de-passarinho.

“Desta vez, buscamos também fazer o rebaixamento das copas porque estão muito cheias. Fizemos a poda nas duas faixas e no canteiro central, no trecho entre as avenidas Tarumã e Leonardo Malcher, e optamos por realizar o serviço por partes para darmos continuidade na noite desta quarta-feira, sem causar nenhum transtorno para o trânsito da cidade”, explica Wellington Auzier, acrescentando que foram utilizados refletores para auxiliar no manejo correto e seguro.

Desde 2013, a Semmas e a Semulsp vêm atuando de forma efetiva no trabalho de manejo da arborização urbana, sobretudo na região do Centro Histórico de Manaus, como uma das estratégias de atuação do Programa Manaus Verde e Viva. Possuem conjuntos arbóreos significativos as avenidas Eduardo Ribeiro, Luiz Antony, Ferreira Pena, entorno da Praça da Saudade, 7 de Setembro, Praça da Matriz, 24 de Maio, 10 de Julho, Joaquim Nabuco, Huascar de Figueiredo, Largo São Sebastião, Saldanha Marinho, Barroso, Comendador Clementino, Costa Azevedo, Leonardo Malcher e Epaminondas.

Fotos: Divulgação / Semmas