10/08/18 | 3:44 PM
Prefeitura de Manaus realiza Pedágio Ambiental para ampliar a distribuição de mudas na cidade

Prefeitura de Manaus torna a cidade mais arborizada a cada dia, com ações de plantio e manutenção das mudas arbóreas plantadas nos canteiros centrais, passeios públicos, rotatórias e praças. Pensando na melhoria dos índices de distribuição de mudas à população, para plantio também nos quintais urbanos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, deu início ao projeto Pedágio Ambiental.

A iniciativa consiste na realização semanal, sempre às quartas-feiras, de ações de distribuição de mudas de espécies frutíferas e ornamentais, adequadas às residências, em logradouros públicos movimentados da cidade. O projeto teve início no último dia 1º de agosto, no projeto Faixa Liberada, no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste.

Na última quarta-feira, 8/8, a distribuição ocorreu na Praça da Matriz, Centro. “Temos uma meta a atingir, que é da distribuição de 60 mil mudas/ano, e até então fizemos a distribuição de mais de 30 mil. Com a estratégia dos Pedágios Ambientais, aumentaremos a quantidade de mudas doadas, levando-as aos mais diversos pontos da cidade”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, lembrando que a produção média do Viveiro Municipal é de mil mudas/dia.

Além dos pontos fixos de distribuição existentes no Viveiro Municipal, situado na sede do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), e nos parques do Mindu, Ponte dos Bilhares e Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, os pedágios facilitarão o acesso da população às mudas em diferentes pontos da cidade.

A próxima distribuição ocorrerá no Minishopping da Compensa, zona Oeste, a partir das 9h, da próxima quarta-feira, 15. Em seguida, ocorrerão ações no Dom Pedro, Alvorada e Redenção. “A intenção é contemplar uma zona diferente da cidade a cada mês até o final do ano”, afirmou o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Deyvson Braga.

Fotos: Divulgação / Semmas