14/12/18 | 2:24 PM
Prefeitura de Manaus reforça proteção à área verde e de preservação do Conjunto Petros

Prefeitura de Manaus fez a instalação de cinco placas de identificação em trechos das áreas verde e de preservação permanente do Igarapé do Mindu, no Conjunto Petros, na zona Leste. O objetivo é reforçar a proteção desses espaços e atender a expectativa dos moradores quanto à conservação da área verde do conjunto. As placas visam coibir as ações de invasores e o surgimento de lixeiras viciadas.

“As áreas verdes têm uma importância fundamental para a conservação da fauna e flora no ambiente urbano e o trabalho de identificação e georreferenciamento dessas áreas reforça essa função”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacando que a instalação das placas faz parte da política de gestão de áreas protegidas do prefeito Arthur Virgílio Neto.

Juntas, a área verde e a Área de Preservação Permanente (APP) do Conjunto Petros somam 90,8 mil metros quadrados. “Além de assegurar os benefícios como a permeabilidade do solo, conforto térmico e embelezamento, esse espaço protegido do conjunto é parte integrante do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, que por sua vez está conectado à Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus”, afirma o diretor de Gestão Ambiental e Territorial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Cleber Damasceno. Segundo ele, das cinco placas, três serão de APP e duas de área verde.

No último dia 8/11, foram instaladas placas de identificação na área verde do Conjunto Tiradentes, contígua à do Petros. De janeiro a novembro deste ano, o Departamento de Gestão Territorial e Ambiental da Semmas instalou 100 placas, de áreas verdes e de preservação permanente, em toda a cidade.

Texto: Divulgação / Semmas

Fotos: Arlesson Sicsu / Semmas