12/03/18 | 10:26 AM
Prefeitura realiza transplante de ipê da Djalma Batista em virtude das obras de drenagem

A Prefeitura de Manaus realizou uma operação emergencial de transplante de um dos ipês que compõem o conjunto arbóreo do canteiro central da avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul, para a continuidade das obras de recuperação do sistema de drenagem da via. O transplante aconteceu na manhã desta sexta-feira, 9/3, com a supervisão da equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A árvore, com aproximadamente 3 metros de altura, estava situada exatamente no trecho das intervenções de substituição da rede. O procedimento permitiu que a árvore fosse replantada em outro local com segurança e sem maiores danos. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

O transplante é um procedimento feito com a finalidade de salvaguardar a sobrevida da árvore quando esta precisa ser removida de um local para outro. A ideia é remover o indivíduo arbóreo com o máximo de segurança e rapidez possível”, explica o chefe da Divisão de Corte e Poda da Semmas, Wellington Auzier.

Segundo ele, o ipê é uma espécie resistente, sendo o mais importante nesse processo manter as raízes inteiras. Após a finalização dos serviços, será feito o plantio de uma nova muda da mesma espécie de ipê no local. A árvore foi transplantada para um trecho próximo ao Passeio do Mindu, ao lado do viaduto Miguel Arraes. A operação aconteceu com o apoio de um caminhão munck da Seminf.

Texto: Júlio Pedrosa / Semmas

Fotos: Divulgação / Semmas