12/03/19 | 11:34 AM
Prefeitura repõem mudas em rotatória de jardim atingido por veículo

A Prefeitura de Manaus trabalha desde a semana passada na correção dos canteiros e reposição de mudas ornamentais na Rotatória da Ponta Negra, zona Oeste, situada no acesso à orla, sentido bairro/Centro. O logradouro, um dos primeiros contemplados pelas ações de jardinagem do Projeto Ornamenta Manaus, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), teve parte das mudas plantadas destruída por um veículo que subiu a rotatória e danificou os canteiros. Estão sendo replantadas no total 1.000 mudas ornamentais, sendo 500 da espécie ararinha e 500 durantas em dez novos canteiros.

“O trabalho atende à orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto de tornar a cidade cada vez mais bonita, com o verde das árvores e o colorido das espécies ornamentais. Estamos intensificando esse trabalho justamente no período chuvoso propício à atividade”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior. A segunda rotatória também está sendo contemplada com reposição.

A manutenção dos jardins implantados em logradouros públicos da cidade, dentro do projeto Ornamenta Manaus, é feita a cada 20 dias, obedecendo a uma programação semanal que inclui todos os canteiros centrais e passeios públicos onde ocorreu intervenção do projeto. “A manutenção é uma etapa essencial para o trabalho de arborização e paisagismo. No caso da rotatória, tivemos perdas em função do incidente ocorrido, mas identificamos o problema e estamos corrigindo, muito embora seja um trabalho constante e dinâmico”, afirma o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Deyvson Braga. Segundo ele, não foi possível identificar a placa do veículo causador do estrago.

Foram realizadas manutenções recentes nos 20 canteiros situados no entorno do Terminal 1, onde foram plantadas aproximadamente 2 mil mudas de espécies ornamentais variadas, nas avenidas Ephigênio Sales, André Araújo, Loris Cordovil, Tancredo Neves, estrada da Ponta Negra, estrada do São Jorge, na confluência com a Jacira Reis. Nesta terça-feira, 26/2, o trabalho acontecerá na avenida Nilton Lins e rotatória das Letras. Até o final da semana, estarão sendo feitas manutenções nas avenidas Darcy Vargas e Djalma Batista.

 Espécies

As mudas ornamentais que hoje adornam os canteiros são das espécies duranta, ararinha, ixora, alamanda, barléria e russélia. A equipe realiza também o trabalho de adubação, coroamento, retutoramento e poda das mudas de árvores plantadas na via. Na jardinagem, são feitos os serviços reposição de mudas mortas, adubação, roçagem e retirada de ervas daninhas. Em determinadas espécies, faz-se necessário poda drástica para regeneração das mudas, como é o caso da ararinha.

Fotos: Divulgação / Semmas

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmBj3kvW