06/02/18 | 2:52 PM
Programação de oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos tem início nas comunidades

A programação de oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos, realizadas pela Prefeitura de Manaus, como forma de estimular a população a reduzir o impacto do descarte de resíduos na natureza, terá início nesta terça-feira, 6/02, no Conjunto Mundo Novo, na Cidade Nova, na Zona Norte. A primeira oficina vai ensinar a confeccionar brinquedos e uma peça decorativa feita a partir de reaproveitamento de jornal e garrafas pet. O trabalho visa também o fomento à geração de renda para as famílias, que podem comercializar objetos produzidos com resíduos como pet, papelão, jornal, revista, garrafas de vidro e embalagens tetrapack.

“O diferencial do trabalho é que ele mantém a política de educação ambiental dentro das comunidades, seguindo a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, referindo-se ao êxito do trabalho de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) em 2017, que atingiu um universo de 38 mil pessoas, em todas as zonas da cidade, com palestras, oficinas, exposições, visitas técnicas, entre outras atividades. Na primeira oficina, o público-alvo serão os moradores do Conjunto Mundo Novo, na Cidade Nova, Zona Norte.

“A oficina deverá deve ter duração em torno de duas semanas, a depender da procura dos comunitários”, afirma o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo. As aulas acontecerão na Escola Municipal Professor Nilton Lins, no próprio conjunto, das 9h às 11h. “O objetivo é ensinar as técnicas de confecção de várias peças feitas com garrafa pet, a exemplo de um palhacinho e um esconde-esconde, que fazem a alegria da criançada”, afirmou Araújo. As aulas serão ministradas pela técnica em Educação Ambiental Francisca Godinho. “Os pais, além de aprender o ofício e de estimularem o reaproveitamento nas suas comunidades, repassam para os filhos a mensagem da preservação ambiental”, afirmou.

A programação de oficinas se estenderá até novembro, tanto nas comunidades quanto no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Uai Shopping São José, na Zona Leste. A equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas esteve na escola, nesta segunda-feira, 5/02, para divulgar a oficina e fazer uma exposição de produtos de reaproveitamento aos moradores e mães de alunos. No Ecam, as aulas começarão no dia 5/03, nos turnos da manhã e da tarde. Serão oferecidas ao longo do ano, entre outras oficinas, as de canudos de jornal para confecção de cestas e bonecas africanas, fuxico com retalhos, decoupagem, papietagem, porta-agulheiro e decoração natalina. Os interessados podem se inscrever no próprio espaço Ecam, que fica no primeiro piso do shopping, ou ligar para 3236-8587.