26/11/10 | 3:37 PM
Projeto Natal Sustentável tem piloto em exposição na sede da Semmas

Foto: Altair Canuto

Quem passar pela frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), no Aleixo, poderá apreciar, a partir da próxima segunda-feira (29), uma árvore de natal gigante instalada no local. Além da árvore, outras peças decorativas natalinas feitas com produtos obtidos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos estarão em exposição, dentro do piloto do Projeto Natal Sustentável, que a secretaria pretende executar a partir do ano que vem.  Com 3 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, a árvore foi toda confeccionada com garrafas pet e apetrechos como CDs, lacres de tampa, entre outros. Um presépio feito com pets chama a atenção pela riqueza de detalhes e o material com que foi feito. O reutilização de resíduos sólidos é uma das atividades da Programa  Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), desenvolvido pela Semmas , como forma de estimular os servidores a realizar coleta seletiva e fazer a reutilização dos resíduos.

Além disso, os técnicos da Divisão de Educação Ambiental da Semmas também realizam oficinas em comunidades, igrejas, associações de bairro, escolas, entre outros locais, atendendo a solicitações feitas à secretaria.  Os últimos detalhes para a instalação da árvore de Natal  estão sendo finalizados. A peça possui  303 garrafas de pet, sendo 27 no tronco, 160 nos  galhos e 116 na base. Para a confecção das bolas, foram usados os fundos das garrafas – 242 de 300 ml, 12 de 600 ml e 102 fundos de 2 litros, totalizando 50 bolas. Foram utilizadas também 45 tampas e 300 lacres que se transformaram em correntes para suporte das bolas. Na base, 36 garrafas de 2 litros e  quatro de 2,5 litros darão equilíbrio a estrutura com 82 litros de água.

A árvore contará com iluminação e ficará na frente da secretaria. A criatividade é o carro-chefe do trabalho desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas. Com paciência e boas idéias, os técnicos criam diversas peças a partir dos mais diferentes tipos de resíduos, que são expostas em eventos e mostras com a participação da secretaria. Há peças como cadeiras, mesas, brinquedos, objetos de decoração, utilitários, bolsas, entre outros. A Semmas pretende desenvolver a partir de 2011 um trabalho conjunto com as demais secretarias municipais, para envolver cada vez mais um número maior de servidores em torno do reaproveitamento de resíduos. A idéia é fazer com que cada secretaria desenvolva campanhas de arrecadação de materiais (caixas de revistas, tecidos, garrafas pet etc) e, a partir de oficinas realizadas pelos técnicos da Semmas, possa realizar suas decorações de Natal.