26/11/10 | 3:37 PM
Projeto Natal Sustentável tem piloto em exposição na sede da Semmas

Foto: Altair Canuto

presépio feito com pets chama a atenção pela riqueza de detalhes e o material com que foi feito.

Quem passar pela frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), no Aleixo, poderá apreciar, a partir da próxima segunda-feira (29), uma árvore de natal gigante instalada no local. Além da árvore, outras peças decorativas natalinas feitas com produtos obtidos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos estarão em exposição, dentro do piloto do Projeto Natal Sustentável, que a secretaria pretende executar a partir do ano que vem.  Com 3 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, a árvore foi toda confeccionada com garrafas pet e apetrechos como CDs, lacres de tampa, entre outros. Um presépio feito com pets chama a atenção pela riqueza de detalhes e o material com que foi feito. O reutilização de resíduos sólidos é uma das atividades da Programa  Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), desenvolvido pela Semmas , como forma de estimular os servidores a realizar coleta seletiva e fazer a reutilização dos resíduos.

Com 3 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, a árvore foi toda confeccionada com garrafas pet e apetrechos como CDs, lacres de tampa, entre outros

Além disso, os técnicos da Divisão de Educação Ambiental da Semmas também realizam oficinas em comunidades, igrejas, associações de bairro, escolas, entre outros locais, atendendo a solicitações feitas à secretaria.  Os últimos detalhes para a instalação da árvore de Natal  estão sendo finalizados. A peça possui  303 garrafas de pet, sendo 27 no tronco, 160 nos  galhos e 116 na base. Para a confecção das bolas, foram usados os fundos das garrafas – 242 de 300 ml, 12 de 600 ml e 102 fundos de 2 litros, totalizando 50 bolas. Foram utilizadas também 45 tampas e 300 lacres que se transformaram em correntes para suporte das bolas. Na base, 36 garrafas de 2 litros e  quatro de 2,5 litros darão equilíbrio a estrutura com 82 litros de água.

A árvore contará com iluminação e ficará na frente da secretaria. A criatividade é o carro-chefe do trabalho desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas. Com paciência e boas idéias, os técnicos criam diversas peças a partir dos mais diferentes tipos de resíduos, que são expostas em eventos e mostras com a participação da secretaria. Há peças como cadeiras, mesas, brinquedos, objetos de decoração, utilitários, bolsas, entre outros. A Semmas pretende desenvolver a partir de 2011 um trabalho conjunto com as demais secretarias municipais, para envolver cada vez mais um número maior de servidores em torno do reaproveitamento de resíduos. A idéia é fazer com que cada secretaria desenvolva campanhas de arrecadação de materiais (caixas de revistas, tecidos, garrafas pet etc) e, a partir de oficinas realizadas pelos técnicos da Semmas, possa realizar suas decorações de Natal.