09/12/10 | 2:37 PM
Semmas apoia a campanha de coleta de pilhas e baterias em Manaus

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) aderiu ao Projeto Giro Ambiental, do Instituto Tio Adão, que tem como objetivo estimular a coleta de pilhas e baterias usadas, evitando assim que esse material seja jogado na natureza, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.  O jornalista e apresentador de TV Tio Adão apresentou nesta terça-feira o modelo do box recolhedor de pilhas e baterias que deverão ser espalhados em diversos pontos da cidade, com a finalidade de acumular os produtos. Altamente tóxicas, as pilhas e baterias possuem metal pesado em sua composição e podem causar sérios danos à saúde se colocadas na cadeia alimentar humana.  Tio Adão explica que o projeto está na fase de conscientização, ou seja, sensibilização das pessoas para que tirem das gavetas e colecionem para que possam entregar nos pontos de coleta.

O projeto já conta com a parceria da iniciativa privada e órgãos públicos municipais e estaduais.  Segundo Tio Adão, deverão ser confeccionadas e distribuídas pelo menos 500 caixas coletoras. Ele ressalta que para participar o interessado tem que, além de coletar as pilhas e baterias, se cadastrar no site do projeto (www.giroambiental.com.br).  Ao se cadastrar, o participante deixa clara a sua intenção em colaborar e passa a tomar conhecimento dos pontos de coleta onde poderá deixar o material. “Por enquanto”, explica Tio Adão, “não temos pontos ainda instalados, estamos na fase de divulgação da campanha para que as pessoas possam acumular as pilhas e baterias e evitem dar a destinação incorreta a esses produtos, como jogar no lixo, nos rios ou terrenos baldios”.

Tio Adão ressalta a importância do cadastramento dos participantes, uma vez que um dos diferenciais da campanha será a possibilidade de quantificar, por ranking, sexo e local de atendimento, dos colaboradores, tornando a ação tangível e incontestável. “O Brasil já entrou no Mundo dos web colaboradores, com atitudes ambientalmente corretas”, afirmou o jornalista.  Segundo ele, haverá uma caixa de papa pilhas e baterias gigante itinerante que circulará pela cidade para receber todo os produtos recebidos nos pontos de coleta. “A intenção é retirar o máximo possível de pilhas e baterias do meio ambiente”, resume Tio Adão, acreditando na adesão ao projeto de profissionais de diversos ramos, como o da comunicação.   Os colaboradores receberão também diplomas ambientais, atestando a participação.

O Amazonas Shopping, um dos parceiros do projeto, a sede da Semmas (Avenida André Araújo, 1.500, Aleixo) e o Instituto Tio Adão ( Rua 9, número 34, esquina com avenida D, Loja 3, bairro  Alvorada 1) deverão estar instalando em breve  boxes recolhedores de pilhas e baterias.

Lista dos produtos químicos presentes à composição de pilhas e baterias

– Mercúrio
– Cádmio