16/11/10 | 9:24 PM
Semmas destaca a importância da reciclagem no TJAM

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), João Simões junto com o Vice-Presidente Domingos Chalub receberam na manhã de hoje, 25 de outubro, a visita de Manoel Oliveira e Joaquim Felix, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), que juntos presentearam o desembargador Chalub com uma poltrona feita de garrafas PET.

Os representantes destacaram a importância da reciclagem das garrafas PET lembrando que demora mais de cem anos para se degradar. “A poluição com esse material é responsável por inúmeros prejuízos ao meio ambiente, à saúde e à segurança da população”, disse Manoel Oliveira, destacando ainda que a maioria das inundações em áreas urbanas do País são provocadas pelo entupimento causado por garrafas de plástico.

Para o presidente do TJAM, João Simões, esse trabalho é uma medida que favorece a natureza pois dessa forma evita a poluição dos rios, igarapés, lixões e outros. “ A reciclagem das garrafas PET é uma iniciativa a favor do meio ambiente que evita a poluição. Essas garrafas iriam parar no esgoto, ou seriam entulhadas no lixão sem nenhuma utilização”, disse Simões.

Domingos Chalub ressaltou, durante a visita, que usaria a cadeira no seu gabinete. “Precisamos ter a iniciativa e esse trabalho que esta sendo realizado por eles evita a poluição”.

O projeto realizado pela SEMMAS tem o objetivo de incentivar as pessoas para a reciclagem. “Na verdade o nosso trabalho é levado às comunidades onde existe um grupo de pessoas que queiram aprender o processo de confecção desse tipo de objeto. Esse trabalho que oferecemos é todo feito de graça, sem nenhum custo”, disse Manoel Oliveira, destacando que para a confecção da poltrona foram utilizadas 150 garrafas de plástico de 2 litros.