12/04/11 | 5:22 PM
Semmas faz sensibilização de frequentadores da Praia do Tupé

A ação conta com o apoio do Batalhão Ambiental e Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Amazonas, que acompanha as ações de fiscalização.

Barcos de grande porte, com mais de 200 passageiros, foram abordados durante a ação para divulgação do Regilamento de Uso da Praia do Tupé

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estará realizando até o final do mês, sempre aos sábados e domingos, campanhas de sensibilização de banhistas, freqüentadores e donos de embarcações que visitam a Praia do Tupé, informando sobre as regras do regulamento de uso da praia, que estão sendo postas em prática como forma de garantir a preservação da reserva. A ação conta com o apoio do Batalhão Ambiental e Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Amazonas, que acompanha as ações de fiscalização. No último final de semana, sete embarcações de grande porte foram abordadas pelos fiscais e policiais militares e não foi registrada nenhuma ocorrência de poluição sonora, presença de vendedores ambulantes ou descarte de lixo proveniente dos barcos. O trabalho contou com a participação dos alunos do Curso de Gestão Ambiental do Ciesa.

A ação de sensibilização ocorreu das 9h às 15h – horário de maior freqüência de barcos atracando na praia – tanto no sábado quanto no domingo. Os banhistas aprovaram a iniciativa. A estudante Poliana Ribeiro, 22, estudante, comentou que é muito importante esse tipo de conscientização porque a praia é “um bem nosso e que devemos cuidar dele como cuidamos de nossa casa”, disse. Ela foi à Praia do Tupé, acompanhada do marido e dos filhos, para uma manhã de lazer. “Sempre que a família se reúne vem pra cá”, disse ela, garantindo que vai cadastrar o barco de propriedade da família junto à Semmas para que possa cumprir o que determina o Regulamento de Uso da Praia do Tupé.

Dos sete barcos que atracaram na praia, entre o sábado e o domingo, cinco já eram devidamente cadastrados, três deles de grande porte, com aproximadamente 200 passageiros. As embarcações eram abordadas antes de chegarem à praia. A equipe informava sobre o cadastro e as normas que estão no regulamento, referentes à poluição sonora, descarte dos resíduos (entre eles as latinhas de cerveja) no rio, exigência do uso de banheiro do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (Cads), proibição de venda de alimentos e bebidas por ambulantes, entre outros. De acordo com o gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, Alessandro Sampaio, a ação foi satisfatória e contou com a adesão de todos. “A presença da Polícia Ambiental foi de fundamental importância para o êxito da nossa ação e como parceiros do trabalho de implementação do Regulamento de Uso da Praia do Tupé, estaremos contando sempre com o auxílio do Batalhão Ambiental”, afirmou Sampaio. Ao longo do mês de abril, as ações ocorrerão todos os finais de semana. “Aproveitamos para colher sugestões dos visitantes”, afirmou o gestor.