15/02/11 | 3:07 PM
Uniambiente realiza Oficina de reaproveitamento de resíduos na RDS do Tupé

Na última sexta-feira, 11, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), através do setor de Divisão de Áreas Protegidas e da Gestão da RDS do Tupé, promoveram uma Oficina Ambiental no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – CADS. A oficina faz parte do programa UNIAMBIENTE. A oficina iniciou com uma palestra sobre A Importância das Unidades de Conservação ministrada pela Chefe de Áreas Protegidas da Semmas, Socorro Monteiro, e em seguida com uma  oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos com garrafas Pet’s ministrada pelos instrutores do programa, Joaquim Félix e Manoel de Oliveira.

De acordo com a chefe em exercício da Uniambiente, Kelly Cabral, a maior demanda de serviços do programa são as oficinas ambientais que visam o destino dos resíduos sólidos que iriam para o aterro sanitário ou mesmo descartados em áreas verdes possam ter outra utilização com a geração de emprego e renda, bem como palestras ambientais que visam à sensibilização da sociedade de forma coletiva. Segundo o Instrutor do programa Joaquim Félix, essas oficinas fomentam a perspectiva de renda para os moradores do Tupé e de como reaproveitar estes materiais onde muitas pessoas descartam em locais inadequados e desta maneira torna-se uma renda extra no orçamento familiar e ao mesmo tempo ajudando a preservar o meio ambiente.

Estas e outras oficinas serão realizadas na RDS do Tupé com o objetivo de desenvolver a sustentabilidade destes comunitários, onde muitas vezes necessitam de outros meio para sua subsistência. “As oficinas estão sendo escolhidas com embasamento ambiental e social, para que as comunidades possam absorver subsídios para seu próprio desenvolvimento e de toda a Reserva”, explicou o gestor da REDES Tupé, Alessandro Sampaio Cunha.