22/06/20 | 4:56 PM
Videoaula com dicas e passo a passo da compostagem em quintal já pode ser acessada

Já está no ar uma nova videoaula do projeto Minicursos On-Line, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus com a finalidade de disponibilizar os conteúdos programáticos das aulas ambientais, antes presenciais, oferecidas em oficinas e minicursos realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Desta vez, as dicas e orientações são sobre as técnicas de compostagem feita em casa, que permitem a reutilização de resíduos gerados nos próprios quintais e no dia a dia das residências.

A videoaula foi gravada no Parque Municipal do Mindu, no Parque 10, na zona Centro-Sul, onde é desenvolvido um projeto de compostagem dentro do programa de gerenciamento de resíduos sólidos da unidade. O técnico agrícola José Feitoza, gestor do Parque do Mindu, explicou de maneira simples os procedimentos básicos para a produção de composto orgânico, que pode ser utilizado para plantio e adubação de jardins e árvores.

O projeto Minicursos On-line terá webinários, palestras e debates, a partir dos temas propostos, visando aprofundar os conteúdos com teoria e debates.

As produções têm entre cinco e sete minutos de duração e são utilizadas como ferramentas das atividades e campanhas de sensibilização ambiental e mecanismos de avaliação dos indicadores da Semmas, diante da nova realidade imposta pela pandemia de Covid-19.

A primeira videoaula, sobre técnicas de produção de mudas, teve mais de 60 compartilhamentos e 6,5 mil pessoas alcançadas somente na página do Facebook da Semmas. As aulas são gratuitas e estão disponíveis nas plataformas digitais da Semmas (@semmas.manaus) no Instagram, Facebook e YouTube, e também nas mídias sociais da Prefeitura de Manaus. A cada semana, um novo tema será trabalhado em uma videoaula diferente. Compostagem, jardinagem, Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), reaproveitamento de resíduos e coleta de caramujo africano serão alguns dos assuntos abordados.

Texto – Julio Pedrosa / Semmas

Fotos – Divulgação / Semmas