14/05/21 | 3:37 PM
População conta com mais um parque reaberto pela Prefeitura de Manaus

Os moradores do bairro Japiim, zona Sul de Manaus, e entorno, já podem voltar às caminhadas ao ar livre no parque municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, conhecido popularmente como “Lagoa do Japiim”, reaberto nesta sexta-feira, 14/5, pela Prefeitura de Manaus. A reabertura gradual e parcial dos parques e unidades de conservação teve início no mês de maio, por orientação do prefeito David Almeida.

O parque está localizado na avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim, zona Sul, e ficará aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. Na segunda-feira, serão realizados os serviços de manutenção

 

Devido às restrições por conta da pandemia do novo coronavírus, o “Parque Lagoa do Japiim” estava fechado para visitação desde o mês de março do ano passado, início da primeira onda da Covid-19, em Manaus.

 

“O parque está reaberto à população para caminhadas e atividades de lazer, como usualmente já fazia, mas agora seguindo os protocolos de segurança relacionados à Covid-19”, disse o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Ademir Stroski.

 

Para a reabertura do parque, a Semmas, gestora do local, contou com o apoio das secretarias de Limpeza Pública (Semulsp) e de Infraestrutura (Seminf), nos serviços de manutenção.

 

Quem aproveitou o primeiro dia de reabertura do parque foi o vendedor de produtos farmacêuticos, João Dutra, morador do bairro Japiim desde a década de 1950. Ele viu o parque ser construído em 2008 e, desde então, é frequentador e praticante de caminhadas ao ar livre.

 

“Eu vi tudo isso aqui ser construído e vinha sempre. Estou muito satisfeito com a reabertura”, afirmou João. Quem o acompanha nas caminhadas diárias é o cachorro de estimação Thor. No parque é permitida a entrada de animais domesticados, seguindo as regras de convivência, como por exemplo: coleta dos resíduos e uso de guias.

 

Mudas

 

Como parte da programação de reabertura do local, a população pôde receber mudas de plantas arbóreas, frutíferas, ornamentais e medicinais, por meio do programa ambiental Manaus Verde.

 

Saiba mais

 

São atrativos do parque municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, contemplação de alguns animais como tartarugas, camaleões e pássaros, e ainda há árvores que oferecem sombra a quem utiliza a pista de caminhada. Construído em uma área de 41 mil metros quadrados, o equivalente a quatro hectares ou a quatro campos de futebol, foi entregue à população em 2008, no bairro cujo nome homenageia o japiim, pássaro encontrado com frequência na região.

 

— — —

Texto – Taianna Castro / Semmas

Fotos – João Viana / Semcom

 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmVErQYX