03/08/21 | 7:30 PM
Prefeitura de Manaus realiza intervenções ambientais no parque Linear II, na zona Leste

Dando continuidade às intervenções ambientais nos parques municipais e unidades de conservação da cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), iniciou, nesta nesta terça-feira, 3/8, os trabalhos de manutenção no parque Linear II, na Área de Preservação Permanente (APP) do igarapé do Mindu, no bairro Novo Aleixo, Zona Leste.

De acordo com o diretor do Departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmas, Deyvson Braga, o parque Linear II é uma obra de grande importância para a Prefeitura de Manaus, tanto no aspecto viário quanto no ambiental.

 

“No aspecto viário nós temos as marginais que vão melhorar o fluxo de veículos entre as zona Leste e Norte, conectando também a zona Centro Sul. No aspecto ambiental, foi mantida a faixa de APP, na qual a Semmas tem trabalhado desde 2016 com vistas à recomposição da vegetação ao longo das margens do igarapé, objetivando a criação de um grande corredor ecológico que poderá conectar os fragmentos florestais”, disse Deyvson Braga.

Com as ações regulares de conservação e os tratos culturais necessários para o desenvolvimento das mudas, já é possível observar árvores jovens em pleno crescimento, alterando totalmente a paisagem outrora desprovida de vegetação e com solo completamente exposto.

 

Apesar disso, a área do parque Linear II sofre com a depredação das mudas, o descarte de resíduos e as ocupações irregulares. “Apesar das dificuldades e de toda a extensão da área, com as ações de manutenção regulares estamos conseguindo bastante êxito na recuperação da faixa de APP do Mindu”, aponta.

Mudas

 

Ainda esta semana, a equipe da Semmas realizará ação de plantio e doação de mudas no parque Linear II, local onde houve uma ocupação irregular e a depredação das mudas, que já haviam sido plantadas pela Semmas.

 

“Em contato com a UEP/Seminf , que é a unidade executora do Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus, foi feita a desmobilização das construções irregulares e assim procederemos ao replantio das mudas que foram depredadas”, informou o diretor Deyvson.

 

 

— — —

Texto – Keynes Breves / Semmas

Fotos – Deyvson Braga / Semmas