12/08/21 | 2:22 PM
Serviço de arborização da prefeitura ganha reforço com o uso de caminhões-pipa

A Prefeitura de Manaus reforça o serviço de arborização da capital, seguindo a agenda ambiental da cidade, determinada pelo prefeito David Almeida, com a aquisição de dois caminhões-pipa, que começaram a operar nesta quinta-feira, 12/8, fazendo o trabalho de rega no parque Linear 2, no bairro Novo Aleixo, zona Leste.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Ademir Stroski, a demanda média de água por muda é de 30 litros e para isso serão utilizados dois caminhões-pipa com 15 mil litros cada.

“Esses caminhões atuarão em dois turnos, sendo um pela manhã e outro ao fim da tarde e noite, tendo em vista que são os horários mais recomendados para a rega. A chegada desses veículos foi muito importante, principalmente por estarmos no início do período de estiagem, o chamado verão amazônico”, disse Stroski.

O diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga, explicou que esses caminhões começarão a atuar nos locais que receberam plantio de mudas mais recentemente. “Além do parque Linear 2, áreas verdes revitalizadas, parques sob a gestão da Semmas e ainda no Centro de Produção de Mudas são os locais que receberão a atuação dos caminhões-pipa”, informou Deyvson.

 

Plantio

A primeira ação dos caminhões-pipa ocorreu no corredor ecológico do Mindu, mais precisamente no parque Linear 2, onde a Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, já realizou o plantio de mais de 3 mil mudas de plantas, desde janeiro deste ano.

No local, ocorreram algumas construções irregulares, mas com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por meio da Unidade Executora de Projetos (UEP/Seminf), elas foram removidas. “Algumas plantas, que já estavam grandes, foram destruídas pelos moradores, mas com o apoio da UEP/Seminf fizemos o replantio de mais de cem mudas, que sofreram vandalismo”, concluiu Deyvson.

— — —

Texto – Keynes Breves/Semmas

Fotos – Keynes Breves e Deysvon Braga / Semmas