20/01/22 | 7:00 PM
Trabalhos de revitalização da praça da Saudade são iniciados pela prefeitura

A Prefeitura de Manaus, por meio de uma ação integrada entre as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), vai revitalizar um dos marcos históricos do centro da capital, a praça da Saudade. Os trabalhos iniciaram nesta quinta-feira, 20/1, com ações de manutenção da área verde e também com a retirada de estruturas deterioradas, que sofreram vandalismo durante anos.

A partir deste ano, a manutenção do espaço ficará, a princípio, com a Semmas. Antes da atual gestão, a responsabilidade era compartilhada entre secretarias distintas, mas com as indefinições de atuação, a praça ficou desassistida e em condições deploráveis.

O trabalho de revitalização, iniciado nesta quinta-feira, prossegue durante as próximas semanas. Em 2021, a Semmas realizou por duas vezes a manutenção do espaço, e neste pretende redobrar os cuidados com a praça da Saudade.

“Com o apoio e a disposição da Seminf, que prontamente foi ao local para o início dos trabalhos de revitalização do espaço, conseguimos remover as estruturas comprometidas que lá estavam, esteticamente muito feias”, disse Antonio Stroski, titular da Semmas.

Sobre a atuação dos permissionários no espaço público, de acordo com Stroski, a secretaria encaminhou orientação ao setor jurídico do órgão, que já está fazendo o levantamento dos permissionários que atuam no local e preparando informações para compartilhar com as demais secretarias municipais, visando a regularização dos mesmos.

“Uma vez que já existem permissionários no local, com a revitalização mais espaços serão criados e com isso abrirá mais oportunidades de renda para outros que desejarem atuar no local”, concluiu Stroski.

— — —

Texto – Keynes Breves/Semmas

Foto – Keynes Breves/Semmas